MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Preparem os casacos que o inverno chegou; veja como fica o tempo nos próximos meses

Nova estação começou oficialmente às 6h14 e terá clima mais frio, dias curtos e noites longas

Por Kessia Coutinho
21/06/22 - 10:15
Preparem os casacos que o inverno chegou; veja como fica o tempo nos próximos meses Inverno deve ter temperaturas dentro das suas características médias, sem grandes variações | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Para quem gosta de frio, o inverno começou oficialmente nesta terça-feira, 21. Desde as 6h14, a nova estação já se faz presente em todo o Hemisfério Sul, marcando a época de clima mais frio, dias curtos e noites mais longas.

Durante a estação, também é menor a incidência da radiação solar e a entrada de massas de ar frio, vindas do sul do continente, que provocam queda acentuada da temperatura.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para o Sudeste do Brasil, as baixas temperaturas podem fazer com que geadas se formem pela região.

Segundo o meteorologista do Inmet, Mozar Salvador, as temperaturas serão as típicas para o período:

As temperaturas devem ficar dentro das suas características médias, sem grandes variações e mais amenas, que são típicas dessa época do ano.

Antes mesmo de começar o inverno, Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, já registrou bastante frio e até mesmo geada nos pontos mais altos da cidade, como no Caledônia e também nos Três Picos.

Ainda segundo o Inmet, durante a estação, também vai ser comum a formação de nevoeiros ou névoa úmida pela manhã, causando a redução da visibilidade e impactando as estradas e também os aeroportos.

Também será comum a diminuição da umidade relativa do ar, que vai favorecer o aumento da incidência de queimadas, incêndios florestais e doenças respiratórias.

A previsão do Inmet para o inverno indica que as chuvas devem permanecer próximas ou ligeiramente abaixo da média, porém, não é descartada a ocorrência de precipitações próximas ao litoral da Região Sudeste, devido à passagem de frentes frias.

La Niña vai permanecer

A Climatempo explica que o fenômeno La Niña vai continuar atuando durante todo o inverno deste ano, com fraca a moderada intensidade.

Por esse motivo, a frequência da passagem de frentes frias pelo Brasil vai aumentar.

Mas quando chegam as frentes frias?

Junho/julho

A previsão é de que uma onda de frio passe pelo país na virada entre os meses de junho e julho.

Outras duas ondas devem avançar sobre o país ao longo do mês de julho: uma ainda dentro da primeira quinzena de julho e a outra no final do mês.

Agosto

Ainda de acordo com a previsão da Climatempo, para o mês no agosto, há expectativa da chegada de pelo menos uma massa de ar frio de origem polar, com forte intensidade.

Setembro

Já em setembro, será muito baixa a chance de ondas grandes de frio, mas algumas massas de ar de origem polar ainda poderão provocar temperaturas baixas. O destaque do mês será a rápida elevação de temperatura, com previsão de onda de calor na segunda quinzena.

O inverno se estende até as 22h04 do dia 22 de setembro, quando começa a primavera.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.