MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Prefeito de Friburgo confirma erro em cruzamento de dados da enfermagem feito por MS e se reúne com categoria

Profissionais esperam resolução do problema e que piso salarial seja pago o quanto antes

Por Kessia Coutinho
29/09/23 - 15:31
Prefeito de Friburgo confirma erro em cruzamento de dados da enfermagem feito por MS e se reúne com categoria Reunião realizada na noite dessa quinta-feira, 28, no gabinete do prefeito | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Foi realizada no início da noite desta quinta-feira, 28, uma reunião agendada entre o prefeito Johnny Maycon (Republicanos) e representantes da enfermagem, que cobram o pagamento do piso salarial.

O encontro foi marcado depois que profissionais protestaram na prefeitura e na câmara durante a semana.

Em suas redes sociais, o prefeito fez uma publicação para informar o que foi discutido nessa reunião:

Durante o encontro, esclarecemos dúvidas e informamos que estão sendo realizados todos os ajustes para que os profissionais que ainda não receberam o complemento do piso salarial da categoria sejam contemplados o quanto antes.

O chefe do Executivo também falou sobre a regularização da situação cadastral dos profissionais para o recebimento dos novos valores referente a maio, junho, julho e agosto:

Destacamos que todos os servidores que estiverem em situação regular no sistema do Ministério da Saúde, que é quem filtra e declara a aptidão ou não de cada profissional, receberão o justo e merecido complemento do piso da enfermagem. Também ressaltamos que já foi realizado o levantamento de um número significativo de profissionais que constavam como 'em situação irregular' no sistema do MS [Ministério da Saúde] em relação ao Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e que agora estão definitivamente regularizados. Todos esses servidores estão no processo de atualização da folha de pagamento para que recebam em breve o pagamento.

O prefeito disse também que foram explicadas as inconsistências identificadas no sistema, incluindo os problemas no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), que não possui vinculação com o equipamento público da cidade:

Reconhecemos que isso é uma falha no próprio sistema, a qual esperamos que esta e outras sejam sanadas na próxima atualização que ocorrerá nos próximos dias.

Por fim, Johnny Maycon lembrou que muitos municípios, em todo o Brasil, também estão enfrentando desafios semelhantes neste momento inicial de implementação do pagamento, e falou sobre o compromisso com o pagamento da classe:

Gostaríamos de enfatizar que estamos comprometidos em resolver todas essas questões, e todos vocês, servidores do corpo de enfermagem da nossa cidade, receberão o tão aguardado e merecido piso da enfermagem.

À reportagem, a técnica de enfermagem Janaina Schuenck disse que, apesar dessa reunião, os profissionais temem ficar sem receber o dinheiro. Ela ressaltou que o processo para o pagamento é demorado e que, nesse primeiro momento, a conversa foi apenas para esclarecimentos.

Segundo Janaina, um novo encontro já foi agendado entre entre o município e a classe:

Na quarta-feira, 4, o prefeito ficou de nos receber novamente, mas, na conversa que a gente teve ontem, ficou claro que houve um erro no sistema. Na próxima segunda-feira, 2, vão ter atualizações. Também foi acordado que um funcionário entrará em contato com a gente, caso alguém precise fazer a atualização do cadastro.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.