MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Passaporte sanitário para combate à Covid-19 é exigido em órgãos públicos de Nova Friburgo; confira

Prefeitura e Câmara Municipal, no entanto, não adotaram a medida de prevenção

Por Natalia Amorim
17/02/22 - 10:22
Passaporte sanitário para combate à Covid-19 é exigido em órgãos públicos de Nova Friburgo; confira Vacinação contra a Covid-19 é exigida para entrada em alguns órgãos públicos | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Os números do boletim epidemiológico emitido pela prefeitura apontam uma redução na quantidade de pessoas infectadas pela Covid-19 em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Na última terça-feira, 15, dos 211 testes realizados pelo SUS, 61 deram resultados positivos, o que representa 28,90% do total. Apesar disso, alguns órgãos públicos optaram por seguir as orientações da comunidade científica no intuito de 'achatar' a curva de crescimento da doença na cidade.

Alguns deles ainda seguem a determinação de instâncias superiores, como o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que estende a decisão a todas as dependências do território estadual.

Fórum

O Fórum de Nova Friburgo é um destes órgãos. Além de manter o expediente em 50% com o trabalho remoto e 50% com trabalho presencial, determina ainda que usuários e servidores apresentem o comprovante de vacinação (completa ou com segunda dose ainda a ser aplicada), ou teste PCR negativo com prazo de 24 horas. Além disso, os funcionários e o público em geral são obrigados a entrar com a máscara facial.

Defensoria Pública

A sede da Defensoria Pública em Nova Friburgo também faz exigências para o acesso às dependências do local. É necessário manter o distanciamento social, fazer o uso da máscara de proteção, realizar a higienização das mãos e apresentar o passaporte da vacina. A defensora pública, Larissa Davidovich, afirma que apesar de ser minoria, ainda há um público não vacinado que insiste em entrar no espaço.

“Nestes casos, a gente faz um acordo e o atendimento é feito de forma remota ou nas escadas do prédio, com distanciamento e sem a presença de outras pessoas. Mas não é regra, a maioria apresenta a comprovação. A gente não poderia fazer diferente, pois desde o início da pandemia a gente está caminhando ao lado da ciência”, disse.

Universidade

Desde o dia 31 de janeiro, a Universidade Federal Fluminense (UFF) passou a exigir o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para o acesso ao campus.

Os servidores públicos que atuam na UFF Friburgo e colaboradores terceirizados tiveram um prazo para enviar o comprovante de vacinação às chefias imediatas e os alunos também precisaram mandar, virtualmente, o comprovante para os coordenadores dos cursos.

Na portaria da universidade, funcionários também fizeram uma conscientização de alunos e servidores sobre a necessidade da apresentação da carteira de vacinação.

Poderes Executivo e Legislativo

Já a Prefeitura de Nova Friburgo não exige o comprovante de vacinação tanto para os servidores, como para o público em geral. Contudo, informou por meio de nota enviada ao Portal Multiplix que o atendimento ao público na sede administrativa segue todos os protocolos sanitários recomendados pela Vigilância Epidemiológica do Município.

Segundo a justificativa, a cidade possui uma das maiores taxas de imunização do estado e os índices de contágio pela Covid-19 também sinalizam uma queda, após pouco mais de um mês de alta transmissibilidade da doença.

Embora o Legislativo também não faça a exigência de apresentação do comprovante de vacinação para a entrada no local, é obrigatório que, inclusive vereadores e servidores, além do público em geral, façam o uso de máscara de proteção facial e verifiquem a temperatura corporal.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.