Parte de servidores públicos faz paralisação nesta terça-feira em Araruama
Manifestantes pedem melhores condições de trabalho; prefeitura se posiciona após o ato
11/04/23 - 15:37
.jpg)
Uma parte dos servidores públicos realiza uma paralisação nesta terça-feira, dia 11, em Araruama, na Região dos Lagos do Rio.
Entre as reivindicações, estão: melhores condições de trabalho, reajuste salarial, cartão alimentação para todas as categorias, adicional noturno para vigias, além do direito de receber por atividades com periculosidade e insalubridade.
"A suspensão das atividades é comandada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Araruama (SSMA) e está prevista para durar 24 horas ou até que haja uma reunião para definir novos rumos", disse o SSMA.
Pela manhã, um grupo de servidores fez uma manifestação em frente ao prédio da prefeitura para cobrar direitos trabalhistas.
De acordo com o presidente do SSMA, Luís Loureiro, aproximadamente 300 servidores estiveram presentes durante esse ato, que iniciou por volta das 9h e se estendeu por algumas horas.
Os manifestantes levaram cartazes e faixas pedindo a valorização dos servidores públicos.
O presidente do sindicato informou que várias categorias participaram do movimento, entre elas: professores, enfermeiros, motoristas, vigias, monitores, agentes administrativos e outros profissionais.
Entre as reivindicações, estão melhores condições de trabalho | Foto: Reprodução/SSMA
A principal reclamação dos servidores é a falta de diálogo por parte da administração municipal com os trabalhadores, explicou o representante do SSMA:
Se o servidor público não estiver em um bom ambiente de trabalho, sendo devidamente remunerado, automaticamente esse servidor acaba ficando doente. Do contrário, isso cria uma insatisfação que acaba passando pra população.
Segundo o sindicato, até a tarde desta terça, nenhuma autoridade havia procurado os servidores para tentar resolver o impasse.
Uma comissão de profissionais foi formada para debater o tema e, ainda segundo o sindicado, aguarda um retorno do governo municipal.
O que diz a prefeitura
Por meio de nota, a Prefeitura de Araruama informou que apenas 1% dos servidores aderiu à manifestação, e disse que o município tem mais de cinco mil servidores públicos:
Tudo que está ao alcance das condições financeiras e orçamentárias do município vem sendo concedido, não sendo possível ultrapassar o limite do orçamento público.
Ainda segundo o Poder Executivo, todas as repartições públicas estão funcionando normalmente, e a paralisação não afetou os serviços públicos.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.