MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Outono começa neste sábado! Veja como fica o clima durante a estação

Confira a previsão do Inmet e do Climatempo para a Região Serrana do Rio

Por Matheus Oliveira
19/03/21 - 14:41
Outono começa neste sábado! Veja como fica o clima durante a estação Dias de céu limpo e temperaturas amenas devem marcar o outono na Região Serrana | Foto: Acervo/João Luccas Oliveira

“No outono é sempre igual, as folhas caem no quintal...”. O trecho da música da dupla Sandy & Junior vai refletir a rotina dos brasileiros nos próximos meses. Isso porque a estação começa neste sábado, dia 20 de março, às 6h38 e termina no dia 21 de junho, às 00h32min (horário de Brasília) no Hemisfério Sul.

Para saber o que esperar da estação de transição entre o verão e o inverno no estado do Rio, conversamos com a meteorologista do Inmet, Marlene Leal, e com o Climatempo.

Segundo Marlene, a incursão de uma massa de ar mais frio no decorrer do outono favorece a queda nas temperaturas das Regiões Sul e Sudeste do país, especialmente nas serras.

“Para o Rio de Janeiro, em particular, espera-se nesse outono: temperaturas próximas ou um pouco acima das médias e o volume de chuva próximo ou um pouco abaixo da climatologia da estação. As temperaturas máximas deverão variar na Região Serrana entre 20,2 ºC (Nova Friburgo) e 30,7 ºC (Carmo). Já as temperaturas mínimas podem ficar entre 8,3ºC (Friburgo) e 19,3ºC (Carmo)”, declara.

O acumulado de chuva deve variar entre 12mm e 226mm na Região Serrana do Rio durante toda a estação, segundo a meteorologista.

“Com relação às condições de tempo, vamos ter períodos com céu mais limpo, névoa úmida e nevoeiros isolados ao amanhecer e tempo chuvoso somente associado às frentes frias no estado. Além disso, poderemos ter chuvas fortes, eventualmente. Isso dependerá dos sistemas atuantes e temporários no estado”, destaca Marlene.

Mais informações podem ser obtidas no site do Inmet.

Climatempo

Segundo o Climatempo, em abril, na Região Sudeste, os volumes médios de chuva devem ser baixos em comparação com os meses de verão.

Além disso, o instituto aponta que “ainda são esperados alguns períodos de chuva, que acumulam volumes ligeiramente acima da média no centro-norte de Minas Gerais, no Espírito Santo e no norte fluminense. Nas demais áreas da região, as chuvas serão menos frequentes e devem ficar abaixo da média histórica, enquanto as temperaturas devem ficar altas para o período.”

Já no mês de junho, o Climatempo prevê um volume de chuva menor para o Sudeste. De forma geral, os volumes acumulados devem ficar próximos à média ou até abaixo do normal para o período.

As temperaturas ficarão altas, com alguns dias bem quentes ao longo do mês, de acordo com o instituto.

Em junho, a previsão do Climatempo é de que as frentes frias continuem passando afastadas da costa, sem provocar chuvas significativas no Sudeste. Os acumulados devem ficar ligeiramente abaixo da média. Faz bastante calor na região para a época do ano.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.