MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

O céu de Nova Friburgo que nos fascina

No período entre o outono e o inverno, diferentes tonalidades de cores tomam conta do céu nos finais de tarde

Por Redação Multiplix
20/06/19 - 18:25
O céu de Nova Friburgo que nos fascina O céu capturado pelo fotógrafo Pedro Bessa em Nova Friburgo | Foto: Pedro Bessa

Bote a cabeça para funcionar e tente lembrar de um pôr do sol memorável em Nova Friburgo durante o verão. Está bem! Pode até ser que exista algum. Mas, e se mudarmos a estação para o outono, o que você diria? Certamente, os céus mais encantadores do ano acontecem durante a atual estação, que se despede.

Devido ao clima de serra, é muito mais fácil ter um fim de tarde nublado ou com chuva nos primeiros meses do ano. Dessa forma, muitas vezes a vista fica comprometida. Já a partir dos meses de abril e maio, o clima fica mais seco e proporciona sucessivos espetáculos no céu.

Céu de outuno capturado por Carlos Mafort em junho deste anoCéu de outuno capturado por Carlos Mafort em junho deste ano | Foto: Carlos Mafort

O fotógrafo Carlos Mafort diz que fotografar o céu e o pôr do sol é o que mais gosta de fazer, e que sempre captura imagens de sua sacada, que tem uma visão panorâmica. “Estou sempre de olho e sempre fotografo quando estou com equipamento profissional ou celular. Assim que publico nas redes sociais tem uma grande repercussão. Recentemente, publiquei uma foto em que parecia ter uma fênix no céu e foi bastante compartilhada”, afirma.

“Recomendo sempre que as pessoas parem para observar um pouco e fotografar. Quem está na Alberto Braune nem sempre consegue ver o pôr do sol, mas vale a pena subir para uma parte mais alta da cidade e se fascinar nesta época do ano, que não costuma ter chuva.

Para o fotógrafo Pedro Bessa, que trabalha, principalmente, com fotos de família, moda e produtos, as fotografias de paisagens são uma paixão. “O outono, de fato, tem o melhor pôr do sol. Mas moramos em uma cidade que proporciona paisagens incríveis tanto urbanas quanto rurais, vespertinas, matutinas, no meio do dia ou à noite, em qualquer época do ano”, diz.

Para quem quer capturar uma bela paisagem, o fotógrafo chama atenção para a influência da configuração geográfica da cidade e para a orientação quanto ao movimento do sol, para não perder o ângulo mais bonito.

Céu de Nova Friburgo pouco antes do fim de tardeCéu de Nova Friburgo pouco antes do fim de tarde | Foto: Pedro Bessa

“O sol atravessa a cidade de forma perpendicular ao vale. Isso permite fotos de manhã das montanhas de um lado e, de tarde, das montanhas do outro lado. Isso dá muita flexibilidade nas fotografias de paisagem. Como estamos na serra, tanto o pôr de sol quanto o nascer do sol acontecem de forma mais tardia e mais curta do que ao nível do mar. Temos também que ficar atentos aos horários certos”, explica.

Céu limpo, característico dessa época do ano, durante pôr do sol.Céu limpo, característico dessa época do ano, durante pôr do sol. | Foto: Pedro Bessa

A paisagem de todos os dias

Pedro criou um álbum em seu perfil no Facebook chamado “A paisagem de todos os dias”, para mostrar as condições climáticas, a época do ano e a hora do dia que influenciam a luz sobre as montanhas e as árvores. “Uso equipamentos profissionais em fotografia e também aplicativos de estudo do movimento do sol, das sombras, da lua e da Via Láctea, no celular, que ajudam na busca pela captura desejada”.

Segundo Pedro, algumas fotos são planejadas com meses de antecedência e podem não acontecer se o tempo estiver coberto ou chovendo.

“Às vezes preciso ir longe para fazer uma foto, como, por exemplo, nos Três Picos ou no caso de paisagens rurais. Mas todo dia sou presenteado com uma linda imagem da janela da minha sala. Até mesmo um incêndio na montanha vira luz para a fotografia”, conclui.

Pôr do sol sobre as montanhas de Nova FriburgoPôr do sol sobre as montanhas de Nova Friburgo | Foto: Pedro Bessa

E você, já parou para observar ou fotografar o céu hoje? Independente da época do ano, a dica é prestar atenção nos detalhes que muitas vezes podem passar despercebidos. Afinal, Nova Friburgo possibilita paisagens belas demais para não serem contempladas!

Tonalidades de cores tomam conta do céu durante fim de tarde em Nova FriburgoTonalidades de cores tomam conta do céu durante fim de tarde em Nova Friburgo | Foto: Carlos Mafort


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.