MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo vai receber novas sirenes para monitorar áreas de risco em época de chuva

Defesa Civil Estadual planeja ações de simulação emergencial para a desocupação de escolas públicas e de comunidades vulneráveis

Por Nai Frossard
13/10/22 - 14:43
Nova Friburgo vai receber novas sirenes para monitorar áreas de risco em época de chuva Ao todo, 70 sirenes serão distribuídas no estado do Rio | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Novas medidas para o Plano de Contingência de Chuvas Intensas serão implementadas pelo governo estadual até o ano que vem. A ampliação do sistema de monitoramento, o alarme de desastres naturais e o aumento de operadores do Sistema de Monitoramento Meteorológico foram anunciados essa semana, depois de uma reunião no Palácio da Guanabara, com o governador Claudio Castro.

Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, ganhará quatro novas sirenes. O valor estimado para implementação e manutenção por um ano é de R$ 11,1 milhões, de acordo com anúncio do governador.

Também foram tratados no encontro, os estudos em andamento, como índices de tipos de ocorrências mais comuns nos municípios, protocolos de acionamentos do sistema de alerta e alarme.

 Friburgo receberá quatro novas sirenes Friburgo receberá quatro novas sirenes | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Após a experiência na Região Serrana, a Secretaria de Defesa Civil também começou a mapear locais onde seria possível instalar gabinetes integrados para a gestão de crise nos 92 municípios do estado, em caso de urgências.

O secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, afirmou que o acompanhamento quinzenal, feito ao longo de meses, ajudou na preparação para evitar problemas futuros.

Fizemos um trabalho preparatório para 2023, uma ação maior e completa. Estamos concentrando esforços para prevenir essas tragédias, com gestão e responsabilidade. Um trabalho importante que visa a segurança da população.

Em 2022, o governo do estado informou que já empenhou quase R$ 1,1 bilhão no Plano de Contingência para chuvas, somado aos orçamentos utilizados pelas secretarias para ações de prevenção de catástrofes. O trabalho é integrado e tem o objetivo de prevenir desastres provocados pelas fortes chuvas.

Nossa meta é começar 2023 com o fortalecimento da contenção das encostas.

Defesa Civil planeja ações de simulação emergencial para a desocupação de escolas públicas e de comunidades vulneráveisDefesa Civil planeja ações de simulação emergencial para a desocupação de escolas públicas e de comunidades vulneráveis | Foto: Divulgação/Governo do estado

Ações de simulado emergencial

Além dessas medidas, a Defesa Civil Estadual planeja ações de simulação emergencial para a desocupação de escolas públicas e de comunidades vulneráveis, em novembro. O desenvolvimento de seminários e a criação de protocolos conjuntos com o CBMERJ e a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras também estão previstos.

O objetivo é promover a autoproteção e despertar o conhecimento necessário para que a população fluminense saiba como agir a partir de cenários de desastre. O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, o coronel Leandro Monteiro, disse que o trabalho é constante para a reformulação e atualização do Plano de Contingência Estadual para Chuvas Intensas.

São novos protocolos para padronização de planos municipais e definição de padrões mínimos de estruturas físicas para resposta aos desastres, entre outros temas. Vamos continuar a aprimorar o atendimento à população fluminense.

Equipamentos em Friburgo

Atualmente, Nova Friburgo conta com um sistema de monitoramento alerta e alarme com 36 sirenes (todas em pleno funcionamento) espalhadas em 24 bairros e distritos da cidade, além de aproximadamente 70 pontos de apoio aptos a receberem a população em caso de ocorrências.

A Defesa Civil da cidade reforça também que há o sistema de Alerta Via SMS para usuários cadastrados no sistema (de qualquer operadora). Para se cadastrar, basta enviar um SMS para o número 40199 e, no campo da mensagem, escrever o CEP de onde mora. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.

A reportagem entrou em contato com a assessoria do governo do estado para saber se Teresópolis também vai receber novas sirenes e aguarda resposta.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.