MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo registra sensação térmica de 2ºC negativos nesta segunda; veja a previsão

Meteorologistas explicam o que está por trás do frio intenso na região

Por Bernardo Fonseca
13/06/22 - 12:07
Frio de doer! Friburgo registra sensação térmica de 2ºC negativos nesta segunda; veja a previsão Região dos Três Picos, na zona rural de Nova Friburgo, é uma das mais frias do estado do Rio | Foto: Reprodução/Pousada Três Picos

A temperatura mínima foi de 8,2ºC às 6h desta segunda-feira, 13, mas a sensação térmica chegou a 2ºC negativos em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. A medição ocorreu na Estação Automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Salinas, na zona rural do município.

A sensação de frio abaixo de zero a poucos dias do começo oficial do inverno, no próximo dia 21, surpreendeu muitos friburguenses, que precisaram reforçar os agasalhos para sair de casa neste começo de semana.

“Eu acordo todos os dias às 5h20. Hoje, a temperatura realmente deu uma caída, estava bem mais frio do que na semana passada! Tive que colocar três casacos”, disse a empresária Clarissa Pohl.

O meteorologista do Inmet, Almerino Marinho, explica que é possível sim ter uma diferença tão grande entre a temperatura real e a sensação de frio, como ocorreu nesta segunda em Nova Friburgo:

“A sensação térmica é uma temperatura empírica. Ela não é medida, é apenas uma combinação de temperatura versus a velocidade do vento, que é um dos fatores que tira o calor do nosso corpo, por isso dá uma sensação maior de frio”, afirma.

No começo da manhã desta segunda, quando a sensação de 2 graus negativos foi registrada, o vento na região de Salinas estava entre 8,5 m/s a 10,9 m/s.

Já Marlene Leal, que também é meteorologista do Inmet, complementa que o que ajudou a trazer esse friozinho a mais para a serra fluminense foi uma massa de ar polar.

“É a mesma massa de ar polar que atingiu as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte da região Norte. Essa massa de ar polar acompanhou a frente fria, que chegou e causou toda a chuva e queda de temperatura no Rio de Janeiro do fim de semana”, diz.

Mas, afinal, como fica o tempo ao longo da semana? De acordo com o portal do Inmet, o frio deve continuar na Região Serrana, principalmente durante as madrugadas.

Em Nova Friburgo, os termômetros devem marcar entre 7ºC e 22ºC até a próxima sexta-feira, 17.

Já na vizinha Teresópolis, as temperaturas ficam parecidas, com mínima de 7ºC e máxima de 23ºC até a sexta-feira.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.