Nova Friburgo pode ter geada nos próximos dias

Climatempo prevê mínima de 3ºC. Temperatura pode ser ainda menor em áreas mais altas do município

Por Redação Multiplix
05/07/19 - 13:04
Nova Friburgo pode ter geada nos próximos dias Geada se forma sobre a superfície como resultado do congelamento do vapor d'água presente no ar | Foto: Banco de Imagem

Assim como previsto, uma frente fria mudou o tempo no estado do Rio de Janeiro na noite de quinta-feira, 4 de julho. Céu encoberto, chuva e vento serão as tônicas desta sexta-feira. Contudo, é no fim de semana que o frio aperta e existe possibilidade de geada em Nova Friburgo, na Região Serrana.

Segundo o Climatempo, a temperatura cai bastante na cidade até domingo, quando a mínima prevista é de 3ºC, enquanto a máxima não deve passar de 14ºC. O instituo prevê recorde de frio – a menor temperatura do ano registrada até então foi 5ºC, no dia 8 de junho, em Salinas, zona rural da cidade – e geada ao amanhecer, tanto para o domingo quanto para a segunda-feira.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Vai congelar! Próximos dias podem ter recorde de frio em Friburgo e Teresópolis


A geada ocorre sobre a superfície, na vegetação ou no solo, como resultado do congelamento do vapor d'água presente no ar. O fenômeno é comum nas áreas mais altas da Região Serrana do Rio nos dias mais frios do inverno, mas ainda não ocorreu em 2019, visto que a estação tem registrado temperaturas acima da média.

O clima gelado será causado por forte massa de ar polar que acompanha a frente fria. Em áreas do sul do país, por exemplo, até neve deve ser registrada a partir desta sexta-feira. O jeito é se agasalhar bastante e preparar a câmera para registrar o espetáculo da natureza, que, com certeza, renderá belas fotos!