MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo enfrenta colapso nos cemitérios em razão da pandemia

Cidade da Região Serrana, segundo boletins da prefeitura, enfrenta aumento no número de casos e óbitos por Covid-19

Por Matheus Oliveira
19/04/21 - 09:38
Nova Friburgo enfrenta colapso nos cemitérios em razão da pandemia Cemitérios de Nova Friburgo tiveram aumento no número de sepultamentos em razão da Covid-19 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, vive um momento de alta no número de casos, óbitos e ocupação de leitos em razão da pandemia do novo coronavírus, segundo os boletins divulgados pela prefeitura. Como consequência, o colapso na saúde se reflete também nos cemitérios do município da serra fluminense.

Segundo o Executivo, no mês de março de 2021, o cemitério São João Batista registrou 24 sepultamentos, sendo sete mortes por Covid-19; por sua vez, no cemitério Trilha do Céu, dos 81 sepultamentos, 18 óbitos foram por Covid-19.

No entanto, de acordo com a prefeitura, nesta primeira quinzena de abril, esses números aumentaram significativamente. No São João Batista, dos 26 sepultamentos, 13 foram por Covid-19, e na Trilha do Céu, dos 40 sepultamentos, 26 foram causados pelo novo coronavírus.

A Secretaria de Serviços Públicos ressalta que em 2020, as 300 sepulturas disponibilizadas na Trilha do Céu foram utilizadas, ou seja, o cemitério já se encontrava em processo de colapso.

“Existem processos paralisados para enfrentamento de óbitos em massa por Covid-19, realidade cuja qual estamos vivendo. No cemitério da Trilha do Céu, a prefeitura já iniciou um processo para expansão. Ainda cabe um estudo técnico para definir se serão feitas 50 covas-rasas ou 400 gavetas verticais, tudo dentro das normas ambientais e sanitárias. No São João Batista, cabe a recuperação de cerca de 50 gavetas”, afirma, em nota, a secretaria.

Vale lembrar que a ocupação dos leitos de UTI é de 90% enquanto os de enfermaria é de 82,70% nos hospitais da cidade, segundo boletim divulgado no último dia 16. Entre os dias 7 e 13 de abril, Nova Friburgo teve 32 mortes por Covid-19.

Ainda de acordo com a última atualização do boletim divulgado pelo poder público, no dia 16 de abril, são 14.140 casos confirmados da doença, sendo que 705 são em profissionais de saúde. O município registra, no total, 436 óbitos pela Covid-19.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.