MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo e Teresópolis entram em estágio de atenção devido às chuvas que causam transtornos

Volume de água acumulado desde o início do mês é superior a 30% do esperado para o mês todo; previsão é de mais chuva

Por Redação Multiplix
24/01/23 - 12:42 | Atualizada em 24/01/23 - 16:36
Nova Friburgo e Teresópolis entram em estágio de atenção devido às chuvas que causam transtornos Bairros de Friburgo e Teresópolis ficaram alagados na segunda, 23, por causa da chuva | Fotos: Reprodução/Redes Sociais

As chuvas dessa segunda-feira, 23, causaram alagamentos e quedas de barreiras em Nova Friburgo e em Teresópolis, na Região Serrana do Rio.

A Defesa Civil Nacional emitiu um alerta nesta terça-feira, 24, informando sobre a possibilidade de mais chuvas intensas na região.

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) comunicou que as duas cidades estão dentro do Alerta Laranja, de perigo.

A previsão é de céu com muitas nuvens, pancadas de chuvas, trovoadas e rajadas de vento para todo o Estado do Rio de Janeiro.

A meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, reforça que para os próximos dias, até o fim do mês, a previsão é de muitas chuvas para a Região Serrana do Rio.

Transtornos em Friburgo

O temporal da tarde dessa segunda-feira, 23, provocou o acionamento de algumas sirenes de alerta e alarme em Nova Friburgo.

No Jardim Califórnia (na área do ponto final) e no Jardinlândia II as sirenes foram acionadas. Ambas as localidades atingiram a cota do pluviômetro de 40mm em uma hora.

Seguindo o protocolo estabelecido no Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil para esta situação, os pontos de apoio na Escola Municipal Umbelina Breder de Queiroz e Centro Municipal de Educação Infantil Menino Jesus, no Jardim Califórnia, assim como no Jardinlândia II foram abertos, considerando que permanece a previsão de pancadas de chuva moderadas a forte.

Houve ainda o registro de transbordo do Córrego Dantas, na altura da rua Lafayete Bravo Filho, entre o Jardim Califórnia e o Prado. Equipes da Defesa Civil estiveram nos locais para fazer vistorias.

Houve alagamentos em Conselheiro Paulino, em FriburgoHouve alagamentos em Conselheiro Paulino, em Friburgo | Foto: Reprodução/Rede Social

Nova Friburgo registrou nas últimas 24 horas um volume médio de 104,7 mm. No período, a Defesa Civil registrou um total de 25 ocorrências, sendo oito delas após a forte chuva da tarde de segunda.

Foram dez vistorias técnicas, seis inspeções em árvores, uma infiltração, duas quedas de árvores, uma ameaça de deslizamento de barreira, uma ameaça de desabamento de imóvel e quatro deslizamentos de barreira. Todas sem maior gravidade, sem vítimas, desalojados ou desabrigados.

A Defesa Civil explicou que o município se encontra atualmente em estágio de atenção, numa escala que vai de: Vigilância, Observação, Atenção, Alerta a Alerta Máximo.

A Prefeitura de Nova Friburgo ressaltou que os moradores devem ficar atentos aos alertas da Defesa Civil e acionar a equipe, em caso de emergência, pelo telefone 199. Para receber os alertas de chuva via SMS, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP de onde mora para o número 40199.

Chuva em Teresópolis

Foram registradas na cidade 27 ocorrências, sem vítima, e seis pessoas ficaram desalojadas nessa segunda-feira, 23. O município também está em estágio de atenção. A Defesa Civil de Teresópolis divulgou um balanço das ocorrências.

Foram 12 pontos de alagamento e cinco deslizamentos de terra, além dos chamados em cinco vias públicas (duas com aberturas de buracos e outras duas e uma servidão cedendo) e em três residências (duas com risco de queda e uma construção com perigo de desabar em outras casas). Também houve duas quedas de muro.

Os maiores valores registrados durante a primeira pancada de chuva foram nos bairros Panorama (64.06 mm/h), São Pedro (61.8 mm/h) e Barroso 51.2 mm/h. O maior acumulado de chuva foi em Panorama, com 124.02 mm/24h.

As obras de contenção no Corte da Barra, que iriam começar nesta terça-feira, dia 24, foram suspensas temporariamente. O motivo foi o rompimento de manilhas e o afundamento de um trecho da rua Oscar José da Silva, ocorrido na noite de segunda, 23.

Volume de água acima da média

O Inmet informou que em Teresópolis, do período entre o dia 1º de janeiro e esta terça-feira, 24. O volume acumulado foi de 387,6 mm e a média esperada para o mês de chuva é 285,1 mm, como informou Andrea Ramos:

Já está 35% acima da média esperada.

Em Nova Friburgo, o total do dia 1º até esta terça, 24, é de 298,0 mm e a média esperada do mês é de 232,1 mm. A meteorologista também explicou a situação na cidade:

A chuva já ultrapassou a média do mês em cerca de 30%.

A Prefeitura de Teresópolis informou que "equipes estão trabalhando sem parar para amenizar os efeitos das fortes chuvas". Segundo o governo municipal, a cidade recebeu o maior volume de chuvas de todo o estado.

Fiquem atentos aos alertas via SMS e sirenes. Em caso de emergência, ligue 199 ou entre em contato via WhatsApp (21) 2742-7025.

Treinamento no Caleme, em Teresópolis

A partir desta terça-feira, 24, até quinta-feira, 26, acontece mais uma edição do encontro de treinamento do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC).

O encontro será as 14h, na Igreja Católica - Capela Nossa Senhora da Paz (Servidão Antônia Maria da Conceição, 709/ 751).

No encontro serão realizadas palestras sobre ‘primeiros-socorros’, ‘percepção de risco’ e ‘sistema de alerta e alarme e monitoramento’, além de treinamento, para passar orientações preventivas para a comunidade.

O objetivo principal é capacitar a comunidade para atuar em situação de emergência.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.