MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo abaixo de zero: termômetro de rua marca 1ºC negativo nesta sexta, 30 de julho

Na zona rural do município, geada cobriu carro e hortaliças; onda de frio ainda se mantém intensa neste fim de semana

Por Bernardo Fonseca
30/07/21 - 08:53 | Atualizada em 30/07/21 - 09:14
Friburgo abaixo de zero: termômetro de rua marca -1ºC nesta sexta, 30 de julho Da esquerda para a direita, termômetro marca -1ºC negativo no Paissandu, flor com cristais de gelo no Parque Imperial e plantação coberta por geada na Janela das Andorinhas | Fotos: Aline Marques, Alexandre Cordeiro e Victor Schumacker

A previsão de frio intenso na Região Serrana do Rio de Janeiro se confirmou nesta sexta-feira, 30. Em Nova Friburgo, um termômetro de rua marcou -1ºC grau negativo no início da manhã, na região central da cidade.

A estudante de educação física Aline Marques registrou o momento em foto quando passava pelo bairro Paissandu às 5h52 de hoje e enviou ao Portal Multiplix.

Nas últimas duas ondas de frio intenso, o mesmo local marcou 1ºC, em 2 de julho, e 0ºC ,no dia 20 do mesmo mês.

Termômetro do Paissandu, em Nova Friburgo, às 5h52 desta sexta, marcou -1ºC negativoTermômetro do Paissandu, em Nova Friburgo, às 5h52 desta sexta, marcou -1ºC negativo | Foto: Aline Marques

Um pouco mais tarde, de volta ao Paissandu, a temperatura havia subido um pouco, de -1ºC para 0ºC, como capturado pelo registro do jornalista Vinicius Gastin.

Termômetro do Paissandu marcou 0ºC por volta das 7h desta sexta, 30 Termômetro do Paissandu marcou 0ºC por volta das 7h desta sexta, 30 | Foto: Vinicius Gastin

Vale ressaltar que a medição dos termômetros de rua não é considerada oficial, pois pode haver variação na precisão dos números, já que esses aparelhos estão expostos ao vento, à chuva e também ao sol.

Em Nova Friburgo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) leva em conta apenas o que é registrado pela estação meteorológica automática de Salinas, mas o equipamento está quebrado desde maio, sem previsão de conserto, como já noticiado pelo portal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Nova Friburgo anuncia medidas para ajudar pessoas em situação de rua durante a onda de frio Com inverno rigoroso, Cruz Vermelha de Nova Friburgo intensifica ações de apoio à população mais vulnerável

Mas, com medição oficial ou não, os friburguenses sentiram a queda intensa da temperatura ao longo da noite de quinta e na madrugada desta sexta, especialmente quem mora no campo.

O produtor rural Maycon Miller, que possui plantações de chicória na região dos Três Picos, enviou ao Portal Multiplix os registros em vídeo das hortaliças cobertas por uma camada fina de gelo. O carro de Maycon também foi tomado por cristais de gelo, devido à geada.

Frio continua

A massa de ar frio que tomou conta do estado do Rio de Janeiro vai permanecer atuando até o fim de semana, inclusive na Região Serrana.

De acordo com o Climatempo, a temperatura máxima em Nova Friburgo não deve passar dos 15ºC nesta sexta.

Já no sábado, os termômetros devem marcar temperaturas entre 1ºC e 16ºC. No domingo, o Climatempo prevê mínima de 5ºC e máxima de 16ºC.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.