MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

No dia de São Jorge, conheça a história do popular santo

O padroeiro de cidades e até de time de futebol é celebrado nesta quinta-feira, 23, por diversas religiões

Por Matheus Oliveira
23/04/20 - 10:12
No dia de São Jorge, conheça a história do popular santo São Jorge é um dos santos mais populares em todo o mundo | Foto: Banco de Imagem

Cantado em tantas músicas, santo padroeiro de uma das maiores torcidas de futebol do país e ligado à várias religiões. Assim, é popularmente conhecido São Jorge da Capadócia, um dos santos mais conhecidos do mundo e que é celebrado em feriado estadual nesta quinta-feira, 23 de abril.

Conhecido por ter matado o dragão, São Jorge nasceu no século 3 e foi tribuno militar à serviço do Imperador Diocleciano e perseguindo cristãos. Entretanto, Jorge se converteu e acabou condenado à morte por professar a fé no cristianismo.

Jorge suportou os castigos sem se queixar e em 23 de abril de 303 acabou condenado a ser arrastado e decapitado. Por isso, o santo é celebrado nesta data.

Dez anos após sua morte, o Imperador Constantino se converteu ao cristianismo e construiu uma Igreja em honra ao santo.

O culto se iniciou na Palestina e Jorge atualmente é padroeiro de países como a Inglaterra e Portugal e diversas cidades pelo mundo. Na cidade do Rio de Janeiro, ele é o santo padroeiro extraoficialmente. Na Bahia, da cidade de São Jorge do Ilhéus. Além disso, também é o santo padroeiro do clube de futebol Corinthians.

O santo faz parte do candomblé e da umbanda. Impedidas de professar sua fé, os escravos passaram a adotar santos católicos, criando o chamado sincretismo. Em muitos locais, São Jorge corresponde ao guerreiro Ogum.

Lenda do Dragão

A lenda conta que em Silena, na Líbia, um dragão atacava as mulheres do povoado. Assim, a população passou a sortear pessoas a serem dadas em sacrifício para o dragão.

Em certa ocasião, a filha do rei foi sorteada e São Jorge montando em seu cavalo e com sua lança, matou o dragão e converteu a todos.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.