MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Moradores de rua: quem os protege durante a pandemia?

Pessoas que vivem nas ruas são altamente vulneráveis à contaminação por covid-19; secretária de Assistência Social de Nova Friburgo explica como tem lidado com a situação

Por Letícia Medeiros
07/05/20 - 09:33
Moradores de rua: quem os protege durante a pandemia? Situação dos moradores de rua em Friburgo se complica com a pandemia do novo coronavírus e a chegada do inverno | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Com a pandemia do covid-19, muitas pessoas têm respeitado o isolamento social e ficado em suas casas. Mas, e quem não pode optar por isso? Os moradores de rua, por exemplo, são alguns desses.

A secretária de Assistência Social de Nova Friburgo, Fernanda Costa Pereira, explica que atualmente são 15 pessoas nessa situação que estão no ponto de apoio público, gerido pela prefeitura.

“Hoje nós temos no cadastro (da secretaria) aproximadamente 30 pessoas em situação de rua, e desse total, que é uma população muito flutuante, 15 estão no nosso ponto de apoio, que funciona 24 horas por dia”, conta Fernanda. “Temos camas, cobertor, roupa e alimentação, e oferecemos café da manhã, almoço, café da tarde e janta”, complementa.

O ponto de apoio funciona desde o inverno do ano passado. E, além da Secretaria de Assistência Social, o trabalho também conta com a ajuda de outros órgãos, como a Defesa Civil. O órgão montou duas tendas no abrigo para atender quem tenha sintomas de covid-19.

Entretanto, a relutância de alguns em abrir mão da vida nas ruas, dificulta esse trabalho, segundo Fernanda. A situação preocupa, já que essas pessoas estão altamente vulneráveis à contaminação pelo coronavírus.

Secretária diz que há 15 moradores de rua regulares no abrigo público, em Nova FriburgoSecretária diz que há 15 moradores de rua regulares no abrigo público, em Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

“A gente está tentando o máximo possível direcionar as pessoas para lá, pois nós já temos tendas separadas caso eles tenham algum sintoma de covid, de lá nós também podemos direcionar para o Raul Sertã. Então estamos tentando ao máximo levar a maioria deles pra lá. Mas é claro que tem a resistência de um ou outro”, diz a secretária.

Como ajudar

Cidadãos que queiram ajudar a diminuir o sofrimento dessa parcela da população, pode contribuir com doações. “Itens de higiene pessoal, como sabonete, pasta de dente e shampoo, são sempre bem-vindos”, afirma a Fernanda.

Mas há um apelo para que os doadores não enviem os produtos diretamente ao abrigo, uma vez que todo o material precisa ser higienizado de forma correta para que não haja risco de contaminação. Para fazer as doações, os interessados podem levar até o endereço do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), na rua Carlos Magno, número 5, no Centro, logo atrás do Hospital Municipal Raul Sertã.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.