MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

“Lua de Sangue” poderá ser vista no Brasil na próxima sexta-feira

Evento acontecerá a partir das 16h30 e será o mais longo eclipse lunar do século 21

Por Matheus Oliveira
24/07/18 - 10:30
“Lua de Sangue” poderá ser vista no Brasil na próxima sexta-feira Eclipse Lunar poderá ser visto em sua totalidade na parte leste do País | Dominique Dierick / NASA / Divulgação

O mais longo eclipse lunar total do século 21 irá acontecer na próxima sexta-feira, dia 27 de julho, a partir das 16h30 até às 18h13 (de Brasília), a chamada Lua de Sangue. O eclipse vai durar cerca de 1h40. Segundo informações do Observatório Nacional, a parte leste do País verá o eclipse total. Já o lado oeste terá a vista parcial do fenômeno.

Depois da fase total, a partir das 18h13, a Lua sairá da sombra mais escura e dará início ao eclipse parcial até às 19h19. Na sequência, o satélite da Terra vai para a sombra mais clara, marcando a fase penumbral do eclipse, momento este que se encerrará às 20h29.

O nome Lua de Sangue é designado a este fenômeno pois o satélite adquire uma cor avermelhada ou alaranjada. Isso acontece em razão da Lua estar na sombra do Sol, recebendo luz direta do astro, que atinge a superfície da Lua pela atmosfera da Terra. A luz solar é filtrada, gerando esse efeito no eclipse.

O fenômeno acontece quando a Terra, a Lua e o Sol se alinham. Assim, nosso planeta fica entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar. O satélite da Terra entra na sombra criada pela Terra e assim, gera o eclipse. A pesquisadora do Observatório Nacional, Josina Nascimento explicou eu os motivos desse eclipse ser tão longo é pela Lua passar bem no centro da sombra da Terra.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.