MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Justiça reconhece inconstitucionalidade em lei sobre cargos comissionados de Nova Friburgo

Prefeitura diz que aguarda publicação de “acórdão para tomar medidas judiciais cabíveis”

Por Redação Multiplix
30/06/22 - 17:02
Justiça reconhece inconstitucionalidade em lei sobre cargos comissionados de Nova Friburgo Comissionados da prefeitura estão na mira do Ministério Público do Rio de Janeiro | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) obteve junto ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) o julgamento favorável sobre a inconstitucionalidade na legislação sobre as atribuições de cargos em comissão no município de Nova Friburgo, na Região Serrana.

Os representantes, por meio da Subprocuradoria-Geral de Justiça de Assuntos Cíveis e Institucionais (SUB Cível/MPRJ) e da Assessoria de Atribuição Originária Cível e Institucional (AAOCI/MPRJ), sustentaram que as atribuições de determinados cargos comissionados estavam descritas na legislação de forma extremamente genérica e com o uso de verbos vagos, que encerram possibilidades abrangentes ou imprecisas de atuação.

Por conta dessa inadequação, não se justificaria a excepcionalidade ao princípio do concurso público.

Com a decisão, foi considerado inconstitucional o artigo 4º da Lei Complementar 079, de 2013, anexos previstos nesses dispositivos onde são descritas as atribuições dos cargos em comissão para o município, como:

Assessor Nível Superior (I, II e III); Assessor Nível Técnico (I, II e III); Assessor (I, II, III e IV); Gerente de Nível Superior (I, II, III e IV); Gerente de Nível Técnico (I, II e III); Gerente (I, II, III e IV); Coordenador de Nível Superior (I, II e III); Coordenador de Nível Técnico (I, II e III); Coordenador (I, II, III e IV); e Diretor Regional (I, II e III).

Em sua decisão, o desembargador relator Antônio Iloízio Barros Bastos ressaltou que representa um verdadeiro efeito cascata a violação do princípio do concurso público.

“Ao se percorrer via transversa como aqui é retratada (a profusão de cargos comissionados para atribuições não conforme a norma constitucional) viola-se a isonomia expressa na igualdade de condições de todos que se candidatam a um concurso público; que são preteridos por escolhas muitas vezes pessoais violando a impessoalidade; escolhas por vezes de pessoas sem a aptidão necessária violando a eficiência; e que receberão recursos públicos violando a economicidade. Iniludivelmente, a tomada por esse caminho que traz consigo tais consequências não tem respaldo no princípio da moralidade, que é o pressuposto de legitimação constitucional dos atos estatais”, diz um trecho do acórdão.

O que diz a prefeitura

Procurada pela reportagem, a prefeitura se posicionou a respeito da decisão por meio de nota enviada pela Subsecretaria de Comunicação Social:

“Desde 2019, a Procuradoria-Geral de Justiça questiona a constitucionalidade do art. 4º, caput e §1º da Lei Complementar 079/ 2013, criada na gestão de Rogério Cabral. No julgamento ocorrido no último dia 27 de junho, a Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Procuradoria-Geral do Município, admitiu a inconstitucionalidade do referido artigo na lei, mas requereu a modulação de efeitos, para que a declaração de inconstitucionalidade tenha efeitos a partir de 12 meses da publicação da decisão. Com isso, o Município teria prazo para concretizar o processo de reforma administrativa que já está em curso. O pedido, no entanto, não foi aceito pelo desembargador relator."

O governo municipal disse ainda que medidas serão tomadas para normalizar a situação:

"A Procuradoria-Geral do Município aguarda, então, a publicação do Acórdão para tomar as medidas judiciais cabíveis e, paralelamente, já trabalha com medidas administrativas visando regularizar a situação dos servidores ocupantes dos cargos comissionados questionados na ação judicial. A Prefeitura de Nova Friburgo ressalta que os efeitos munícipes podem ficar tranquilos pois não haverá prejuízos à municipalidade.”

Questionada, a prefeitura não respondeu quantos funcionários atuam em cargo comissionado no município atualmente.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.