MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Jovem relata resgate após incêndio durante trilha com amigos no feriado em Nova Friburgo

Três jovens foram surpreendidos com o fogo na parte inferior da trilha da Pedra Riscada, em Lumiar

Por Matheus Oliveira
08/09/20 - 16:31
Jovem relata resgate após incêndio durante trilha com amigos no feriado em Nova Friburgo Equipe da APA de Macaé de Cima combate incêndio e resgata jovens em Friburgo | Foto: Divulgação/APA

Três jovens de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, ficaram presos após serem surpreendidos por um incêndio em uma trilha da Pedra Riscada, no distrito de Lumiar. (veja o vídeo feito por eles no fim da reportagem).

Eles foram resgatados por agentes da equipe da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual Macaé de Cima, administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), nessa segunda-feira, 7 de setembro. Um deles falou com a nossa reportagem e relatou a experiência.

Segundo Marcus Vinicius Freiman, eles combinaram o passeio na semana anterior para aproveitar o feriado. Todos eles são moradores de Lumiar.

Marcos afirma que o grupo iniciou a subida pela manhã, por volta das 9h, e concluiu a subida às 12h, porém, quando eles decidiram voltar, por volta das 14h, avistaram o incêndio.

“Quando estávamos descendo, nos deparamos com o fogo no começo da trilha, em uma área predominada por capim seco. Assim, voltamos para a mata fechada. Em seguida, decidimos pedir ajuda e fizemos o vídeo para um grupo de conhecidos em uma rede social. Outro motivo para tal atitude foi mostrar que não iniciamos o incêndio”, conta Marcos, que estava acompanhado dos amigos Carlos Guiland e Bruno Garcia.

Ele disse ainda que o grupo da rede social conseguiu fazer contato com uma equipe do Inea para fazer o resgate.

O gestor da APA, Ricardo Voivodic, conta que acionou os bombeiros, que já estavam providenciando uma aeronave para ajudar nas buscas, mas não foi preciso, os guarda-parques conseguiram viabilizar a saída do grupo com segurança.

Ricardo explica que recebeu o alerta pela internet por volta das 14h40 e mobilizou duas guarda-parques, além de uma viatura.

“Encontramos um foco ativo na parte inferior da pedra riscada e iniciamos o combate ao incêndio. Por volta das 16h30, encontramos os rapazes descendo e fizemos a descida deles em segurança. Avaliamos as condições de saúde deles e todos estavam bem, sem ferimentos. Combatemos o fogo e controlamos o foco de incêndio às 17h30”, destaca Ricardo.

O gestor da Apa informou ainda que os agentes estimam que o fogo tenha destruído uma área de cerca de 15.000 metros quadrados (entre capim e árvores nativas).

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.