MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Estudante de Moda de Nova Friburgo vai representar RJ em seletiva para competição internacional

Christine Souza, aluna da Firjan Senai Espaço da Moda, busca uma vaga na WorldSkills 2022

Por Redação Multiplix
17/03/22 - 11:19
Estudante de Moda de Friburgo vai representar RJ em seletiva para competição internacional A friburguense Christine Souza já participou de mentoria da marca francesa Dior | Foto: Divulgação/Firjan SENAI

A estudante Christine Santos Souza, do curso de modelista da Firjan Senai Espaço da Moda, em Nova Friburgo, na Região Serrana, vai representar o estado do Rio na categoria de Tecnologia da Moda nas seletivas para a WorldSkills 2022. Essa competição internacional reúne alunos de formação profissional do mundo inteiro.

Christine vai disputar com estudantes de diversos estados, entre os dias 21 e 26 de março, em Vila Velha, no Espírito Santo, a vaga para representar o Brasil, em Shanghai, na China, em outubro deste ano.

Para conquistar essa oportunidade, os competidores passarão por quatro processos: desenho técnico, modelagem e encaixe de risco, draping e confecção de casaco, inspirado no criador Alexander McQueen.

Desde 2020, a aluna treina intensamente para garantir o bom desempenho nesta etapa, com o objetivo de trazer a medalha de ouro para casa.

Minha trajetória na Firjan Senai Espaço da Moda me apresentou um mundo novo e mudou a minha vida. (...) Estou dando mais um passo importante de muito aprendizado que vai abrir muitas portas.

A trajetória de Christine, que tem apenas 21 anos, começou como jovem aprendiz no curso de modelista, mas já acumula importantes conquistas.

Há dois anos, por exemplo, a estudante friburguense foi selecionada para ingressar no programa de mentoria da Dior, uma marca francesa de alta-costura, onde integrou um grupo de 500 mulheres de todo o mundo, sendo nove do Brasil, no Programa de Educação para Liderança Feminina e Sustentabilidade (Women@Dior).

A instrutora Claudinea Almeida ajuda a treinar Christine para a competiçãoA instrutora Claudinea Almeida ajuda a treinar Christine para a competição | Foto: Divulgação/Firjan SENAI

A vitória da WorldSkills 2022 será uma realização importante para a caminhada de sucesso que está trilhando.

“São dois anos de muito treinamento e dedicação. Percebemos o quanto ela evoluiu e está preparada, Por isso, estamos muito confiantes de que teremos um bom resultado”, diz a instrutora da Firjan SENAI Caxias, Claudinea Almeida, que vem até Nova Friburgo para treinar Christine.

Sobre a competição

A WorldSkills é um torneio internacional de educação profissional e é promovido pela organização Vocation Training Organization (IVTO). O evento acontece a cada dois anos desde 1950.

Até julho, a equipe brasileira estará formada e será inscrita para a competição mundial, explica Adilson Dantas, especialista técnico de Educação Profissional da Firjan SENAI.

Adilson acompanhou o grupo de alunos do Brasil a Kazan, na Rússia, para a WorldSkills 2019, como delegado técnico do Rio de Janeiro na competição, que contou com a participação de diversos alunos do estado.

Em disputa com 62 países, o Brasil obteve, em 2019, a terceira colocação no somatório de pontos. Em 73% das ocupações, o Brasil conquistou um nível de excelência internacional.

“A competição, a cada dois anos, é de altíssimo nível, reunindo os melhores alunos de formação profissional do mundo. Quem volta para o Brasil com medalhas recebe incentivo para continuar o aperfeiçoamento profissional, como bolsas de estudo”, finaliza Dantas.

Mais talentos de Friburgo

No início deste mês, dois alunos do Senai de Nova Friburgo conquistaram o terceiro lugar na categoria Integração de Sistemas Robóticos, em outra seletiva da competição em São Paulo.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.