Estudante de Moda de Nova Friburgo vai representar RJ em seletiva para competição internacional
Christine Souza, aluna da Firjan Senai Espaço da Moda, busca uma vaga na WorldSkills 2022
17/03/22 - 11:19

A estudante Christine Santos Souza, do curso de modelista da Firjan Senai Espaço da Moda, em Nova Friburgo, na Região Serrana, vai representar o estado do Rio na categoria de Tecnologia da Moda nas seletivas para a WorldSkills 2022. Essa competição internacional reúne alunos de formação profissional do mundo inteiro.
Christine vai disputar com estudantes de diversos estados, entre os dias 21 e 26 de março, em Vila Velha, no Espírito Santo, a vaga para representar o Brasil, em Shanghai, na China, em outubro deste ano.
Para conquistar essa oportunidade, os competidores passarão por quatro processos: desenho técnico, modelagem e encaixe de risco, draping e confecção de casaco, inspirado no criador Alexander McQueen.
Desde 2020, a aluna treina intensamente para garantir o bom desempenho nesta etapa, com o objetivo de trazer a medalha de ouro para casa.
Minha trajetória na Firjan Senai Espaço da Moda me apresentou um mundo novo e mudou a minha vida. (...) Estou dando mais um passo importante de muito aprendizado que vai abrir muitas portas.
A trajetória de Christine, que tem apenas 21 anos, começou como jovem aprendiz no curso de modelista, mas já acumula importantes conquistas.
Há dois anos, por exemplo, a estudante friburguense foi selecionada para ingressar no programa de mentoria da Dior, uma marca francesa de alta-costura, onde integrou um grupo de 500 mulheres de todo o mundo, sendo nove do Brasil, no Programa de Educação para Liderança Feminina e Sustentabilidade (Women@Dior).
A instrutora Claudinea Almeida ajuda a treinar Christine para a competição | Foto: Divulgação/Firjan SENAI
A vitória da WorldSkills 2022 será uma realização importante para a caminhada de sucesso que está trilhando.
“São dois anos de muito treinamento e dedicação. Percebemos o quanto ela evoluiu e está preparada, Por isso, estamos muito confiantes de que teremos um bom resultado”, diz a instrutora da Firjan SENAI Caxias, Claudinea Almeida, que vem até Nova Friburgo para treinar Christine.
Sobre a competição
A WorldSkills é um torneio internacional de educação profissional e é promovido pela organização Vocation Training Organization (IVTO). O evento acontece a cada dois anos desde 1950.
Até julho, a equipe brasileira estará formada e será inscrita para a competição mundial, explica Adilson Dantas, especialista técnico de Educação Profissional da Firjan SENAI.
Adilson acompanhou o grupo de alunos do Brasil a Kazan, na Rússia, para a WorldSkills 2019, como delegado técnico do Rio de Janeiro na competição, que contou com a participação de diversos alunos do estado.
Em disputa com 62 países, o Brasil obteve, em 2019, a terceira colocação no somatório de pontos. Em 73% das ocupações, o Brasil conquistou um nível de excelência internacional.
“A competição, a cada dois anos, é de altíssimo nível, reunindo os melhores alunos de formação profissional do mundo. Quem volta para o Brasil com medalhas recebe incentivo para continuar o aperfeiçoamento profissional, como bolsas de estudo”, finaliza Dantas.
Mais talentos de Friburgo
No início deste mês, dois alunos do Senai de Nova Friburgo conquistaram o terceiro lugar na categoria Integração de Sistemas Robóticos, em outra seletiva da competição em São Paulo.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.