MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Estado do Rio pode ter multa para quem não ceder lugar preferencial em ônibus

Projeto que depende de sanção do governador Witzel prevê ainda que todos os assentos de coletivos intermunicipais sejam preferenciais

Por Redação Multiplix
23/05/19 - 15:44
Estado do Rio pode ter multa para quem não ceder lugar preferencial em ônibus Segundo o PL, passageiro de transporte intermunicipal que não der lugar a quem tem preferência poderá ser multado | Foto: Banco de Imagem

Todos os assentos de transportes coletivos intermunicipais - que atendem o deslocamento entre municípios de um estado - podem ser destinados preferencialmente a idosos, pessoas com crianças de colo, gestantes, obesos e pessoas com deficiência ou com limitação temporária de locomoção. É o que define o projeto de lei nº 1.809/16, que foi aprovado em segunda discussão na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quarta-feira, 22 de maio, e agora segue para o governador Wilson Witzel, que tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar.

Segundo o projeto, o passageiro que não levantar para dar lugar a quem tem preferência poderá ser multado em aproximadamente R$ 50, enquanto as empresas de transporte pagarão por volta de R$ 340 se a norma for descumprida.

O autor do PL, o deputado Rosenverg Reis (MDB) justifica que o ideal é garantir que todos os passageiros possam viajar confortavelmente, mas, em situações em que isso não for possível, é preciso atender àqueles que estão em condições mais frágeis. “Agora é lei: temos a garantia aos idosos, às gestantes, às mães com criança de colo, que terão prioridade de usar todos os assentos nas vias intermunicipais”, diz.

De acordo com o gabinete do autor do projeto, caso a lei seja sancionada, o Executivo definirá como será feita a fiscalização nos ônibus intermunicipais.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.