MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Enem e horário de verão? Veja dicas para não perder a hora no primeiro dia do exame

Saiba como se planejar para chegar cedo mesmo com a mudança de horário

Por Matheus Oliveira
30/10/18 - 15:23
Enem e horário de verão? Veja dicas para não perder a hora no primeiro dia do exame Candidatos do Enem 2018 deverão adiantar o relógio em uma hora e se planejar para não perder a hora. | Foto: Banco de Imagens

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 está se aproximando – ocorre nos dias 4 e 11 de novembro- e como todos sabem, acontecerá no primeiro dia em que o horário de verão entrará em vigor nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o que pode afetar o horário de até três milhões de estudantes que farão a prova. Mas para que nenhum candidato perca o horário, o Portal Multiplix preparou uma série de dicas para todo mundo chegar na hora no Enem 2018.

Dicas

Os portões dos espaços destinados à realização do Enem 2018 serão abertos às 12h e deverão ser fechados até às 13h, mas os estudantes deverão chegar com uma hora de antecedência, o que pode gerar atrasos devido ao horário de verão.

  • Acordar cedo - Para realizar a preparação adequada, é fundamental dormir e acordar cedo, ao menos três horas antes da prova. Assim, evita-se atrasos ao chegar ao local do exame.

  • Planejamento - Para evitar problemas, a primeira dica é o planejamento: para não esquecer do novo horário, cole lembretes pela casa em locais como micro-ondas, no espelho ou na geladeira.

  • Organização - Chegar com antecedência ao local da prova requer adiantar detalhes importantes como escolher a roupa, preparar o lanche com antecedência e separar documentos e material para a prova. Evite procrastinar para conseguir chegar no horário.

  • Calcule a Distância – Na semana da prova ou até mesmo na véspera, calcule o tempo que levará para chegar ao local do exame, além de planejar a rota e qual o meio utilizará para chegar até o mesmo.

Horário de Verão

O horário de verão consiste em adiantar o relógio em uma hora, fazendo com que o dia dure mais e gere economia no uso da energia elétrica. Além disso, a medida pode trazer benefícios para a prática esportiva, o comércio e outras ações realizadas durante o dia. Por outro lado, o horário de verão pode afetar padrões de sono e até atrapalhar viagens.

Normalmente, o horário de verão começa na terceira semana de outubro e dura até a terceira semana de fevereiro, mas neste ano, a medida foi postergada em razão das eleições.

Depois de pedido do Ministério da Educação (MEC), o Governo Federal chegou a alterar novamente o início da medida para 18 de outubro, o Executivo voltou atrás e a medida passará funcionar mesmo no próximo domingo, dia 4 de novembro.

Enem

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia vinculada ao Ministério da Educação do Brasil. Seu resultado serve para acesso ao Ensino Superior em universidades públicas brasileiras, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), assim como em algumas universidades no exterior.

No primeiro dia de provas, 4, o exame aplicado contará com as seguintes disciplinas: linguagem, ciências humanas e redação. No segundo, 11, a prova terá as disciplinas de ciências da natureza e matemática. As provas terão a duração de cinco horas e meia.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.