MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Encomendas misteriosas: Governo do Rio faz alerta para pacotes com sementes vindas da China

Embalagens desconhecidas estão sendo entregues por correio em diversos locais

Por Redação Multiplix
24/09/20 - 12:03
Encomendas misteriosas: Governo do Rio faz alerta para pacotes com sementes vindas da China Pacotes misteriosos com sementes estão sendo enviados | Foto: Reprodução/Governo do Estado do Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Agricultura e a Superintendência Federal de Agricultura no Rio de Janeiro estão emitindo um alerta sobre pacotes com sementes vindas da China. Esses produtos que chegam não têm relação com os pedidos feitos pelos usuários do serviço de entrega dos Correios. O anúncio foi feito nesta semana.

Os órgãos, junto com o Ministério da Agricultura, aconselham que essas encomendas desconhecidas, que estão sendo entregues em diversos estados do país, não sejam abertas. O informe pede ainda que, em caso de recebimento desses pacotes, os canais oficiais do setor sejam informados imediatamente.

O secretário Estadual de Agricultura do Rio de Janeiro, Marcelo Queiroz, pediu atenção com os materiais que possam oferecer algum tipo de risco ao setor fluminense.

“Temos uma agricultura bem representada por produtores de olerícolas, flores, café, cana-de-açúcar, citros e diversas outras culturas de grande importância econômica”.

A Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Rio de Janeiro atende no (21) 98164-2632 ou gab-rj@agricultura.gov.br.

Casos registrados em outros países

Desde julho, o misterioso caso dos pacotes enviados da China contendo sementes está sendo registrado em diversas partes do mundo. Há ocorrências nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, Japão e, agora, no Brasil.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) começou a investigar o caso após os 50 estados registrarem casos da encomenda indevida, que suspeitava estar contaminada.

Após análises, o USDA informou que, “as sementes foram identificadas, até o momento, como plantas que se encontra em qualquer jardim”. Nas pesquisas, identificaram sementes de mostarda, hortelã, lavanda, alecrim, hibisco, entre outros, sem nenhum potencial alarmante.

Mesmo assim, a orientação ainda é de entregar os pacotes às autoridades, caso receba.

O que diz a China

Com os inúmeros casos e a desconfiança nos pacotes, o Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, afirmou que as etiquetas da embalagem são falsificadas e que o serviço de correios da China, o China Post, proíbe que sementes chinesas sejam mandadas pra fora do país.

Parte das sementes já foi enviada de volta à China para investigação.

Até agosto, o parecer identificava a situação como “brushing scam”. O método, conhecido como golpe do varrimento: é quando uma empresa envia itens não solicitados aos consumidores, de diversos países, para alavancar as avaliações nos sites de venda e fazer parecer que a instituição tem mais vendas e clientes do que o real.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.