MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Empresa volta atrás e decide manter serviço de ônibus em Nova Friburgo

Em nota enviada à imprensa, NovaFaol diz que decisão é temporária, mas que não poupará esforços para a retomada das relações com a prefeitura; entenda

Por Redação Multiplix
05/04/21 - 11:47 | Atualizada em 06/04/21 - 11:04
Empresa volta atrás e decide manter serviço de ônibus em Nova Friburgo Ônibus continuam a circular em Nova Friburgo; NovaFaol voltou atrás na decisão de deixar de prestar o serviço | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Após ameaçar entregar o serviço de transporte público em Nova Friburgo, na Região Serrana, a concessionária NovaFaol voltou atrás nesta segunda, 5, em relação ao comunicado enviado à Câmara na quinta passada. Em nota à imprensa, a empresa diz que suspendeu temporariamente a entrega do serviço de ônibus, em atendimento às solicitações da prefeitura e da Comissão de Mobilidade Urbana do Legislativo municipal.

A NovaFaol diz ainda que não serão poupados esforços no decorrer desta semana para a retomada das relações minimamente equilibradas com o Executivo.

“Continuamos acreditando que somente através de um diálogo honesto e transparente entre as partes envolvidas, conseguiremos enfrentar responsavelmente a preocupante e temerária situação, com possíveis danosos prejuízos à digna população friburguense”, conclui o comunicado da empresa.

O vereador Max Bill, presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara, informou ao Portal Multiplix que fez contato no domingo com o diretor da NovaFaol e pediu para que ele suspendesse a entrega do serviço, pois a prefeitura vai retomar a negociação nesta semana. "Fiquei muito feliz com essa decisão dele. Ainda acredito em um acordo entre as partes", disse Max.

Ao Portal Multiplix, a prefeitura informou, em nota, que já vinha tratando o assunto e que "o tema é muito mais complexo do que as narrativas que têm prevalecido nas últimas semanas fazem parecer".

Ainda na nota, o Executivo afirma que estará aberto ao diálogo, dentro dos limites estabelecidos pelo interesse coletivo, pela probidade administrativa e pela legalidade.

"A redação da proposta de legislação que pretende ampliar e corrigir o Fundo de Compensação Tarifária foi concluída no dia 31 de março, e será encaminhada ao Legislativo nos próximos dias. Tal redação prevê cenários emergenciais, abrindo a possibilidade, por exemplo, para que ocorra uma transferência de recursos mesmo antes da conclusão da devida auditoria, condicionada à correção futura, para mais ou para menos, a depender do ponto de equilíbrio econômico que vier a ser indicado pelo diagnóstico do serviço. Deste modo, e com a necessária e decisiva participação do Legislativo Municipal, abre-se um caminho para assegurar a continuidade do serviço sem qualquer prejuízo ao erário ou às previsões legais", finaliza a prefeitura.

Entrega do serviço

Na quinta, 1º, a concessionária de ônibus havia anunciado que notificaria o município nesta segunda de que deixaria de operar no município. O Executivo teria, então, 30 dias para assumir o serviço.

A discussão entre NovaFaol e prefeitura já se estende há dois anos, mas não houve, mesmo com a interferência do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ), uma solução para o impasse.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.