MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Eleições 2020: votação contará com medidas de segurança contra a Covid-19

TSE vai adotar protocolos que deverão ser seguidos no primeiro e segundo turnos

Por Redação Multiplix
15/10/20 - 16:30
Eleições 2020: votação contará com medidas de segurança contra a Covid-19 Eleitores deverão usar máscara para votar | Foto: Divulgação/Tribunal Superior Eleitoral

A pandemia do novo coronavírus cancelou viagens, celebrações, eventos esportivos e, por pouco, as eleições 2020 também não foram suspensas. A Justiça Eleitoral vem adotando protocolos de segurança para garantir a segurança no pleito, que foi prorrogado e acontece nos dias 15 e 29 de novembro.

No dia da votação, o eleitor irá contar com medidas de segurança elaboradas por uma equipe de especialistas dos hospitais Albert Einstein, Sírio-Libanês e também pelos técnicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que foram consultados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O foco vai ser em duas frentes, com o plano de segurança sanitária: os mesários e os eleitores. No primeiro e no segundo turno, haverá cartazes afixados nas seções eleitorais com a ilustração mostrando o passo a passo da votação.

O horário de votação foi ampliado e as urnas serão abertas às 7h da manhã e os eleitores aptos a votar terão até às 17h para comparecer nas suas seções eleitorais. Porém, de acordo com o TSE, até às 10h os maiores de 60 anos terão preferência para votar.

É obrigatório o uso de máscaras. Sem o item de proteção individual o eleitor não poderá entrar na cabine de votação.

Se necessário, o mesário poderá solicitar ao eleitor para se afastar e abaixar a máscara para conferir a foto na identidade.

Além disso, será exigido o distanciamento mínimo de 1 metro entre os eleitores e não será permitido comer ou beber na fila de votação, com o objetivo de evitar que as pessoas tirem a máscara.

Em cada seção eleitoral será distribuído álcool gel para os eleitores higienizarem as mãos antes da votação.

O TSE também recomenda que cada eleitor leve a sua própria caneta para poder assinar a presença no caderno e evitar compartilhar o mesmo objeto com outras pessoas.

Cada mesário irá receber máscaras e vão ter que trocá-las a cada quatro horas. Além disso, eles deverão utilizar uma proteção facial de acetato (face shield) durante todo o tempo.

Mesários e eleitores que tiverem sintomas da Covid-19 no dia do pleito não devem comparecer ao local de votação, podendo justificar a ausência na Justiça Eleitoral.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.