MENU

Portal Multiplix

Detran realiza ação social para emitir primeira via de identidade em Teresópolis

Confira o que é necessário para emitir o documento neste sábado, 12, a partir das 9h

Por Redação Multiplix
11/10/19 - 17:23
Detran realiza ação social para emitir primeira via de identidade em Teresópolis Emissão de carteira de identidade vai ocorrer neste sábado, no Parque Ermitage, em Teresópois | Foto: Reprodução/Marcello Casal Jr (Agência Brasil)

Teresópolis, na Região Serrana do Rio, vai ter ação social organizada pelo Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran), para a emissão da primeira via de carteira de identidade. A ação vai acontecer neste sábado, dia 12 de outubro, no Parque Ermitage, no km 80 da rodovia Rio-Bahia, a partir das 9h. Haverá distribuição de senhas.

Vale lembrar que a primeira via é gerada gratuitamente. Para tirar a segunda via com isenção de taxa é preciso comprovar a necessidade. Para fazer o documento, é necessário apresentar certidão de nascimento ou certidão de casamento.

Dúvidas frequentes

A carteira de identidade só é obrigatória para pessoas com mais de 18 anos de idade, mas isso não impede que jovens menores de idade solicitem o documento. Esses deverão estar acompanhados do pai, da mãe ou responsável, munidos de certidão de nascimento do menor, no ato de solicitação.

Após lei sancionada em abril de 2019, é possível incluir o nome social, aquele pelo qual a pessoa prefere ser chamada socialmente, na carteira de identidade. O nome social ficará então vinculado ao nome civil do cidadão. É necessário manifestar esse interesse durante a solicitação do documento.

Em caso de emissão do documento para uma pessoa maior de 60 anos que passou por processo de interdição, ela deve estar acompanhada de responsável legal e portando um documento original de identificação, além do documento que comprove a condição de vulnerabilidade. A informação da interdição pode ser incluída na carteira de identidade.

Se o brasileiro for nascido ou casado no exterior, as certidões emitidas no outro país deverão ser transcritas em cartório da primeira circunscrição ou do primeiro ofício, do domicílio da pessoa.

Ação social também vai ocorrer em outras cidades do estado:

  • Sexta - Araruama – Praça Menino João Hélio – 9h

  • Sábado - Niterói – Horto do Barreto – 9h / Rio das Ostras – Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, Al. Campo Mar, nº 600 – Jardim Campo Mar – 9h

  • Domingo - Rio das Ostras – Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, Al. Campo Mar, nº 600 – Jardim Campo Mar- 9h


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.