MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Desenho de jovem friburguense pode ilustrar uniforme da rede estadual de ensino, em 2020

Aluno do Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf) está em segundo lugar em competição e concorre ao lado de outros 14 estudantes do estado do Rio

Por Luisa Machado
05/09/19 - 10:58
Desenho de jovem friburguense pode ilustrar uniforme da rede estadual de ensino, em 2020 Desenho gráfico foi feito utilizando o tema paz nas escolas | Foto: Reprodução/Seeduc

Um desenho do friburguense Pedro Henrique Lobo, de 19 anos, aluno do terceiro ano do curso de formação de professores do Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), pode estampar os novos uniformes escolares dos colégios estaduais do Rio de Janeiro, em 2020. A ilustração do jovem foi selecionada como a melhor da região, em concurso da Secretaria de Estado de Educação do Rio (Seeduc).

A proposta da secretaria é que, por meio de votação online, a população escolha a melhor ilustração. A de Pedro concorre com mais 14 desenhos selecionados em outras regiões do estado.

O jovem conta que foi pego de surpresa ao saber que seu desenho havia sido selecionado, e que essa é uma oportunidade de ter sua marca espalhada por lugares que nunca imaginou.

“Vai ser extremamente gratificante, porque é o meu sonho ter essa representatividade. Não conheço e nem vou ter possibilidade de contato com todas as pessoas que vão usar a camisa, então, saber que um pedaço de mim está servindo de representação para uma parte dos jovens do estado é muito legal”, conta Pedro Henrique.

Pedro Henrique Vieira Lobo, de 19 anos, teve sua arte selecionada para participar do concurso da SeeducPedro Henrique Vieira Lobo, de 19 anos, teve sua arte selecionada para participar do concurso da Seeduc | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O aluno de Nova Friburgo explica que trabalha como fotógrafo na cidade, sempre teve interesse por artes gráficas e viu no concurso da Secretaria de Educação uma possibilidade de expandir seus conhecimentos e seu trabalho.

O concurso acontece em todo o estado do Rio de Janeiro e conta com três etapas: a primeira, encerrada no dia 15 de agosto, contava com a seleção de dois desenhos de cada unidade escolar, que foram encaminhados para a Diretoria Regional da Seeduc. A segunda etapa foi iniciada logo em seguida, no dia 16 de agosto, e selecionou, de todos os desenhos enviados pelas unidades escolares da região, apenas um desenho.

O desenho selecionado na segunda etapa por cada região do estado concorre à etapa final, que é uma votação, feita na página da Secretaria de Educação, na rede social Facebook. Em 2019, o tema selecionado pela Seeduc para ilustrar a camisa de uniforme é “Juventudes pela Paz nas Escolas” e, para Pedro Henrique, falar sobre o assunto é muito necessário, levando em conta o atual momento enfrentado pelo estado do Rio de Janeiro e todo o país.

“Eu acho extremamente importante que o tema paz nas escolas seja abordado, ainda mais nesse momento, em que é tão incomum o sentimento de paz. Temos visto histórias de alunos e professores que sofrem com atitudes de terceiros, que acontecem dentro da escola. A conscientização sobre a paz nas escolas é uma forma de não acontecer o que aconteceu em março de 2019, em Suzano, quando duas pessoas entraram na escola atirando. O nosso papel, ao interagir com esse tema, é levar um pouco da paz de cada um de nós para as escolas”, explica Pedro Henrique.

A votação dos desenhos que vão ilustrar os uniformes escolares do estado acontece até a próxima terça-feira, dia 10 de setembro, em um álbum de fotos feito exclusivamente para o concurso, na página da Seeduc, na rede social Facebook. Para participar, basta selecionar a sua arte favorita e dar uma curtida na imagem clicando aqui.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.