Coronavírus: consumo de energia elétrica despenca em Nova Friburgo
Diante do fechamento de comércios e indústrias, demanda diária de carga no município apresentou redução significativa de acordo com a concessionária Energisa
.jpg)
Com a proibição do funcionamento de diversos segmentos da economia, como lojas, fábricas e serviços não essenciais, além da recomendação para que todos fiquem em casa, Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, teve forte queda no consumo de energia elétrica.
De acordo com dados da Energisa, a concessionária de energia que atua no município, comparando a última segunda-feira, 23, primeiro dia útil das medidas de segurança em Nova Friburgo, com o mesmo período do ano passado (quarta segunda-feira do mês de março de 2019, que foi dia 25), a empresa registrou redução média de 26,65% no consumo de energia elétrica durante o período comercial, das 7h às 18h.
“Em relação a essa comparação, a menor redução de demanda registrada foi às 7h15, no equivalente de 35,5%. A redução média deste dia no horário comercial, ou seja, entre 7h e 17h45 foi de 26,65%, se comparado ao mesmo período de 2019”, destacou a empresa, em nota ao Portal Multiplix.
Ainda de acordo com a Energisa, a segregação do consumo de energia residencial e comercial em tempo real não tem como ser feita. O medido é a demanda diária de carga do município.
Mas se lojas e indústrias devem pagar menos na próxima conta de luz, não dá para dizer exatamente o mesmo dos consumidores residenciais. Com a recomendação de isolamento social e mais gente em casa durante o dia, a dica é prestar atenção naquela lâmpada acesa sem necessidade e economizar.