MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cordeiro: bairros da cidade são conhecidos por seus “apelidos”

Tradição popular rebatiza as localidades com nomes engraçados

Por Juliana Guzzo
31/05/19 - 11:48
Cordeiro: bairros da cidade são conhecidos por seus “apelidos” Parque de exposições de Cordeiro fica próximo ao bairro conhecido como “Arraial do Sapo” | Foto: Cris Isidoro/Diadorim Ideias

“Chinelo perdido no Gogó da Ema vai parar no Buraco da Coruja!” Essa manchete com certeza só faz sentido se você é morador do município de Cordeiro! Os bairros, do pequeno município da Região Serrana do Rio, são mais conhecidos por seus “apelidos” do que pelo nome de registro na prefeitura.

Mesmo os moradores mais antigos têm dificuldade de dizer ao certo como essa história começou e a explicação para cada nome alternativo é diversa também. Como em um telefone sem fio, toda boa lenda urbana vai se modificando e ganhando mais elementos pelo caminho das gerações de sua cidade.

Um dos bairros mais conhecidos por seu apelido é o “Arraial do Sapo”, que na verdade se chama bairro Santo Antônio, local próximo ao centro da cidade e ao famoso Parque de Exposições. O nome alternativo se deve ao fato de que, no passado, o local era uma área ribeirinha, com uma parte abaixo do nível do rio. Após chuvas ou cheias do rio Macuco, grandes poças de água de formavam, onde sapos e rãs proliferavam. À noite, estes animais coaxavam, produzindo um ruído comum no local.

A professora e escritora Madalena Tavares, que está realizando uma pesquisa para sua próxima obra sobre a cidade, conta que esses nomes alternativos vêm da tradição popular, das pessoas mais humildes da cidade. Algumas localidades não chegam a ser bairros, mas têm sua própria denominação.

“Uma dessas localidades é o ‘Pendura Saia’, que fica numa pequena elevação à esquerda da linha do trem, em direção a Macuco. Ali habitavam pessoas muito pobres, em barracos precários e alguns que corriam risco de caírem. Esticavam arames farpados nos quais secavam as roupas. As pessoas que passavam por ali, em direção à Fonte do Amor, acabaram apelidando o local”, conta a professora.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.