MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Conheça as propostas do candidato Vinícius Claussen (PSC) para Teresópolis

Portal Multiplix abordou oito temas relevantes para a cidade serrana

Por Bárbara Storck
06/11/20 - 10:42
Conheça as propostas do candidato Vinícius Claussen (PSC) para Teresópolis Vinícius Claussen (PSC) | Foto: Divulgação

Vinicius Claussen é o atual prefeito, nascido e criado em Teresópolis. Tem 41 anos, é administrador, pós graduado em gestão pela FGV e empreendedor.

Portal Multiplix - Quais são os principais projetos para as áreas citadas abaixo?

  • Economia:

Meu objetivo é continuar a recuperação econômica do município que iniciamos. Na minha gestão conseguimos bons resultados para Teresópolis em apenas dois anos. Vivemos anteriormente um grande período sem crescimento, com salários dos servidores atrasados, e com a prefeitura devendo muito. Para se ter uma ideia, assumi o cargo com um dos maiores estoques de dívidas judiciais do estado. Junto com o meu time, conseguimos sair do CAUC, o “SPC” das cidades, e pagamos várias dívidas do passado. Mantivemos os salários rigorosamente em dia e estamos arrumando a casa. Teresópolis agora começa a recuperar a sua credibilidade, e já está atraindo novos investimentos. Grandes redes de varejo estão chegando, com novos empregos para os teresopolitanos. Temos vários projetos em curso e outros que queremos implantar. Incentivamos várias ações para ajudar o empreendedorismo e aumentar a oferta de empregos. Podemos destacar a inauguração do Espaço do Empreendedor, a abertura da delegacia da Jucerja, além do diálogo com várias empresas e instituições, cujo objetivo é sempre o desenvolvimento econômico de Teresópolis. Para os próximos quatro anos criaremos um Centro de Serviços da Prefeitura, em Bonsucesso, o AgroParque e reduziremos ainda mais a burocracia na Prefeitura.

  • Esporte:

Nos dois anos da minha gestão o esporte teve lugar de destaque. Um grande exemplo é a parceria com a CBF, inédita, mesmo sendo Teresópolis a casa da seleção. Nos próximos quatro anos teremos uma Teresópolis digna de medalha de ouro. A ideia é continuar a levar várias modalidades esportivas ao maior número de pessoas possível, em uma contínua ampliação da oferta de atividades nos espaços da prefeitura. Esporte é qualidade de vida e um instrumento importante de inclusão, sendo vital muitas vezes, quando dá um futuro melhor às nossas crianças e adolescentes. Nos próximos quatro anos pretendemos trazer, além do que já foi feito, várias outras ações na área do esporte. O calendário vai valorizar também atividades com o nosso perfil, entre elas o montanhismo, pois somos a capital deste esporte no Brasil. Implementaremos uma agenda de esportes de aventura, aproveitando a riqueza de paisagens do município. Nas comunidades chegaremos com atividades para todas as idades, e torneios entre os bairros. Somos o berço do jiu-jítsu e pretendemos valorizar ainda mais a modalidade, além de criar um museu mostrando toda a sua história. Queremos sediar grandes torneios e competições de vários níveis, aumentar as aulas em espaços públicos e ampliar o Lazer Terê, que tornará ruas, aos domingos, áreas de convívio e práticas esportivas.

  • Assistência Social:

Nosso objetivo é uma Teresópolis menos desigual, portanto, mais humana. Vamos continuar crescendo nesta área, expandindo as ações implementadas e criando novas oportunidades. Para os próximos quatro anos desejamos uma Teresópolis mais inclusiva, com uma sociedade mais participativa e com mais qualidade de vida para todos. São inúmeros projetos, entre eles podemos destacar alguns, como a regulamentação do Sistema Único de Assistência Social no município, por meio de criação de Lei Municipal. Criação da Lei dos Benefícios Eventuais no município, visando atender os cidadãos que enfrentam situações temporárias de vulnerabilidade. Queremos a inserção de nossos jovens no mercado de trabalho, e ampliar a capacidade para abrigar crianças e jovens (de 0 a 18 anos), em parceria com instituições regulamentadas, com foco no desenvolvimento saudável destas faixas etárias. Nós vamos criar um grande programa de Segurança Alimentar, principalmente nas comunidades mais carentes. Ampliar a ação do Serviço de Atenção em Domicílio, com novas equipes para atendimento às famílias, bem como garantir transporte sanitário para realização de fisioterapias e remoção em caráter de urgência. Construir Unidades de Referência à Saúde do Idoso, para atendimento integral a esse ciclo de vida, entre outras medidas importantes que temos.

  • Educação:

Entendo que a educação deve acompanhar as mudanças que ocorrem no mundo. Não podemos perder essa oportunidade, e por isso já estamos trabalhando na melhoria do que oferecemos no município. Ao longo dos últimos dois anos avançamos muito na educação, e nos próximos quatro anos iremos além. Atingimos nesse período a maior nota histórica no IDEB. Reformamos unidades, trouxemos os Inovalabs, uma área dedicada à tecnologia com computadores e acesso à internet para várias escolas, olhamos para os servidores da educação, dando a eles a importância que merecem, e o resultado já começa a aparecer, ao avançarmos nas notas do IDEB. Vamos trabalhar para ampliar o acesso das comunidades às escolas atuando como sedes de centros comunitários multiuso. Além disso, vamos ampliar o programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos para 100% da rede pública municipal, bem como levar o Inovalabs a todas unidades educacionais, com muita educação digital, incluindo o que há de moderno e inovador no ensino, como os espaços makers e robótica. Vamos ampliar o regime de tempo integral, e realizar mais obras de melhorias e manutenção em nossas escolas. Os nossos servidores públicos da educação vão poder ter ainda mais acesso a cursos de formação continuada. Na área de gestão educacional vamos continuar a otimizar os processos.

  • Meio Ambiente e Mobilidade Urbana:

Temos o compromisso de pensar nas oportunidades atuais que vão nos nortear nos próximos 20 anos. O Meio Ambiente e a Mobilidade Urbana são dois pontos que temos que pensar agora para vivê-los em plenitude e da melhor forma no futuro. Já começamos a dar alguns passos nesse sentido, revitalizamos o Parque Municipal das Montanhas de Teresópolis, que vem mostrando o interesse das pessoas pela consciência ecológica, e estamos caminhando também para uma melhor mobilidade urbana, com a troca de sinais de trânsito, rearranjo da nossa malha viária central e melhoria das vias do interior. Para os próximos quatro anos temos ainda mais planos, entre eles revisar a lei de zoneamento urbano, cujo objetivo é o desenvolvimento territorial sustentável. Desenvolver o plano de saneamento básico. Ampliar a acessibilidade e inclusão em logradouros e espaços públicos. Desenvolver o plano municipal de mobilidade urbana. No Meio Ambiente, vamos despoluir o rio Paquequer. Implantar o programa de educação ambiental nas escolas e instituir o Projeto Guardiões dos Rios. Iniciar as obras da usina de lixo, ampliando sua capacidade para 360 toneladas dia. Ampliar coleta seletiva e implantar lixeiras subterrâneas em áreas de interesse turístico, e implantar o centro de triagem animal.

  • Saúde:

A saúde de Teresópolis já apresenta sinais de recuperação nesses últimos dois anos da nossa gestão, após um longo período em estado crítico. Temos investido muito na área e vamos fazer ainda mais nos próximos quatro anos. Entre as medidas que vamos trabalhar, destaco a ampliação da cobertura da Atenção Primária à Saúde e do Programa Saúde da Família para até 70%. mutirões de exames, de cirurgias eletivas e de consultas previamente selecionadas, de acordo com as demandas da população. Implantaremos o Centro Municipal de Diagnóstico e Imagem, constituindo-se em referência para realização de exames de ultrassonografia, tomografia e outros exames de imagem. Ampliação do número de clínicas da família, e do serviço de atenção em domicílio, com novas equipes para atendimento às famílias. Construir unidade de referência à saúde do idoso, para atendimento integral às pessoas dessa faixa etária. Credenciar 20 novos leitos de UTI / SUS e construir o Hospital da Mulher. Concluir o Programa saúde conectada e a informatização chegando a 100% das unidades. Conclusão das obras da Unidade Básica de Saúde em Bonsucesso. Ampliar as farmácias do SUS, com unidades nas principais localidades do município, e buscar soluções para imunização da população e dar continuidade às ações da Covid-19, entre outras medidas.

  • Turismo:

O Turismo é uma área importante da nossa gestão, já que Teresópolis é uma das regiões mais bonitas do Brasil, e, por isso, tem na indústria do turismo uma fonte de riqueza. Temos investido bastante na organização do Turismo nos últimos dois anos. Organizamos um calendário de eventos e temos trabalhado para trazer mais oportunidades para o município. Já iniciamos a revitalização dos pontos turísticos. Nos próximos quatro anos iremos avançar muito mais, e estou certo de que seremos um dos destinos mais procurados do país. Entre as ações que iremos realizar, destaco consolidar e enraizar o calendário turístico com eventos ocorrendo durante todo o ano. Ampliar as reformas na feirinha do Alto com melhorias para o visitante e para os expositores. Produzir mapas de circuitos turísticos para diferentes segmentos: Turismo Rural; de Aventura; Ecológico; Cervejeiro; Gastronômico e de compras. Ampliar a parceria com a CBF e implementar um roteiro de visitação turística à casa das seleções de futebol. Reformar a rodoviária com padrões de atenção ao turista e acessibilidade. Estruturar o Mirante da Colina, Cascata do Imbui e Lago Iacy para receber seus visitantes de forma adequada. Instalar um teleférico para o Mirante da Colina por meio de parceria público-privada. Construir o Parque George March que abrigará, inclusive, o nosso Mercado Municipal do Produtor.

  • Cultura:

Acredito que devemos investir cada vez mais na cultura do nosso município, principalmente nas regiões menos atendidas. Realizamos várias ações ao longo dos últimos dois anos, e pretendemos realizar ainda mais nessa área. Das propostas que podem ser conferidas em nosso site: viniciusclaussen.com.br/propostas/, temos ações muito importantes a realizar, como transformar o Palácio Teresa Cristina em Centro Cultural, e ainda realizar a manutenção permanente dos espaços culturais como a nossa Casa de Cultura Adolpho Bloch; a Casa da Memória Arthur Dalmasso; o Centro Cultural Bernardo Monteverde (Escola de Música Polo Villa Lobos) e a reconstrução do belíssimo espaço do Quiosque das Lendas, na Granja Guarani, patrimônio tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – Inepac. Promover a inclusão de atividades econômicas associadas à cultura e à cadeia produtiva da economia criativa local dentro dos espaços culturais. Estimular o desenvolvimento de produtos culturais de oferta permanente que valorizam a história e a iconografia do Município. Desenvolver produtos culturais para o centro e o interior e para todos os públicos do município, desde as crianças à terceira idade. Implantar Museu do Imigrante da Região Serrana valorizando a formação da cultura local, e fomentar o Fundo Municipal de Cultura.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.