Confira a lista atualizada das mais de 900 pomadas capilares liberadas pela Anvisa para voltar ao mercado
Comercialização de todos os produtos para trançar, modelar ou fixar cabelos estava proibida desde o mês passado após relatos de irritação nos olhos
24/03/23 - 10:10

Após mais de um mês de proibição, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta semana, a comercialização de 930 pomadas modeladoras para cabelos no país todo.
Apesar disso, mais de 1.500 marcas permanecem em situação irregular.
A medida foi tomada após uma investigação da agência reguladora, sobre uma série de ocorrências de lesões nos olhos em usuários dessas pomadas.
Alguns componentes dos produtos causaram intoxicação em algumas pessoas, levando a queimaduras na córnea e, em casos graves, cegueira temporária.
A lista completa das marcas liberadas está disponível no site da Anvisa.
As marcas que não foram citadas continuam proibidas de comercialização, pois apresentaram concentração acima de 20% da substância responsável pelas irritações oculares, ainda de acordo com o órgão.
Segundo as informações disponíveis, os eventos ocorreram, principalmente, com pessoas que tomaram banhos de mar e piscina, ou mesmo de chuva, após terem feito uso dos produtos.
Durante a investigação, a Anvisa cancelou mais de 600 processos de regularização de pomadas modeladoras e analisou cerca de 2.500 marcas.
Ainda segundo a reguladora sanitária, já foram canceladas mais de 630 autorizações de venda dessas pomadas, desde o início do ano, por diversas irregularidades, por conter ingredientes proibidos, acima do limite.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.