MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Colônia japonesa de Nova Friburgo celebra dia da imigração em meio a eventos adiados

Integrante da colônia, Peter Nagatsuka conta o significado das celebrações e da importância da transmissão da cultura nipônica na cidade

Por Matheus Oliveira
18/06/20 - 11:11
Colônia japonesa de Nova Friburgo celebra dia da imigração em meio a eventos adiados Dia da Imigração Japonesa é celebrado nesta quinta-feira, 18 de junho | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Dia da Imigração Japonesa no Brasil é celebrado nesta quinta-feira, dia 18 de junho. Mas este ano, não há celebração pública. Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, a colônia nipônica tenta se reinventar em meio à pandemia e a diversos eventos cancelados.

Um deles, considerado um dos mais tradicionais do calendário friburguense, aconteceria daqui a poucas semanas. A Festa da Cerejeira é inspirada nas festividades para a contemplação da sakura (cerejeira em flor) e baseada no Hanami (atividade que se dedica a contemplar as flores). As cerejeiras florescem apenas uma vez por ano, quando as temperaturas sobem após uma grande onda de frio. No Japão, essa floração acontece geralmente entre o final de março e o começo de abril. No Brasil, entre junho e julho.

“Esta data marca a busca pela contemplação e vislumbrar uma flor que possui floração tão rápida fazendo uma comparação com a nossa vida”, declara Peter Nagatsuka, um dos organizadores.

A festa reúne turistas de todo o estado do Rio e recebe cerca de mil visitantes por dia de evento. O integrante da colônia japonesa destaca ainda que o sucesso vinha sendo tão grande que a previsão era ampliar os dias de festa, se não tivesse sido cancelada.

“Nos últimos anos, a demanda aumentou muito. Tanto que de um domingo apenas, passou para um final de semana e estávamos estudando iniciar o evento em uma sexta-feira à noite”, comenta.

Sem o calendário, ele destaca que ocorreu um impacto financeiro para a colônia, mas arrecadar recursos nunca foi o principal objetivo do evento, e sim, propagar a cultura do país asiático. Objetivo esse que se repetia com o Nihon Fri Matsuri (Festival da Cultura Japonesa em Nova Friburgo) e o Undokai, uma confraternização familiar com gincana poliesportiva, que também precisaram ser adiados.

“No Festival buscamos, em quatro dias, através da cultura, culinária e novidades do Japão propagar nossos costumes. Já na gincana tentamos reunir a colônia e compartilhar os alimentos”, explica.

Além desses, outros eventos cancelados foram:

  • Torneio de Gateball - evento esportivo contando com agremiações do estado

  • Torneio de Softball - com 14 equipes do estado

  • Torneio de Baseball - com oito equipes do estado

  • Bonnenkai - Festa de despedida do ano

Imigração japonesa

A imigração japonesa no Brasil começou em 1908 quando o navio Kasato Maru aportou em São Paulo, trazendo 781 lavradores para as fazendas do interior paulista.

Assim, a influência dos costumes nipônicos no Brasil aumentou e, atualmente, o Brasil abriga a maior população de origem japonesa fora do Japão, com cerca de 1,5 milhão de japoneses e descendentes.

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, o primeiro imigrante japonês chegou há 93 anos. As famílias foram responsáveis pela plantação de caqui e, em seguida, pela floricultura. Atualmente, os descendentes se encontram em diversos setores da sociedade.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.