MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Ciclone extratropical causa transtornos na Região dos Lagos do Rio

Ventos chegaram a cerca de 75 km/h na manhã desta quinta-feira e provocaram destelhamento, quedas de árvores e postes

Por Déborah Carvalho e Vinícius Pereira
11/08/22 - 14:53

As fortes rajadas de vento desta quinta-feira, 11, provocadas por um ciclone extratropical que está passando pela costa, causaram transtornos em diversas cidades da Região dos Lagos do Rio.

De acordo com a Defesa Civil de Cabo Frio, os ventos chegaram a 75 km/h na manhã desta quinta, na cidade

No município, até o momento, foram registradas 14 ocorrências, como queda de árvores, destelhamento e desprendimento de placas de publicidade.

Segundo ainda a Defesa Civil, quatro árvore foram derrubadas pela força do vento nos bairros Jacaré, Jardim Olinda, Jardim Flamboyant e Praia do Siqueira.

A força do vento derrubou placas de estabelecimentos, na rua dos biquínis, na Gamboa, e nos bairros Novo Portinho, Centro, Manoel Correa e Praia do Siqueira. Na rua Roberto Silveira uma árvore caiu em cima da fiação. Uma árvore tombou no bairro Vila do Sol na manhã de hoje. Ninguém ficou ferido.

A Defesa Civil também atendeu a três casos de destelhamento, sendo um deles no Estádio Correão, no Jardim Caiçara. Por medida de segurança as ruas Dario Pereira de Souza e do Correão foram interditadas.

O vento também derrubou um poste de iluminação pública na praça da Gamboa.

A grade de proteção da quadra da praça do bairro Guarani também foi danificada com a força do vento.

Na rua Natal, no Jardim Caiçara, um poste partiu ao meio. É preciso ter atenção ao passar pelo local, pois há risco de choques e descarga elétrica.

Como precaução, as atividades presenciais nas unidades escolares da rede municipal de Cabo Frio foram suspensas nos turnos da manhã e tarde.

Diversos pontos da Região dos Lagos foram afetados pelo ciclone Diversos pontos da Região dos Lagos foram afetados pelo ciclone | Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Em nota, a Prefeitura de Cabo Frio informou que as atividades serão retomadas, normalmente, caso haja segurança para alunos e servidores, na sexta-feira, 12.

Em Arraial do Cabo, fortes ventos também causaram vários transtornos na madrugada desta quinta-feira. Na rua Bernardo Lens, na Praia dos Anjos, um muro de uma casa foi totalmente destruído após a queda de uma árvore.

Diversos pontos da cidade ficaram sem energia elétrica. A Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na cidade emitiu uma nota:

“A Enel Distribuição Rio informa que o ciclone que atinge o Estado desde a noite de ontem (10), com rajadas de vento superior a 90Km/h, afetou o fornecimento de energia em alguns municípios da Região dos Lagos. Os locais mais atingidos são Saquarema, Araruama, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios. A distribuidora acrescenta que aumentou o seu efetivo em campo para recuperar os trechos danificados da rede elétrica e restabelecer o serviço a todos os clientes afetados o mais breve possível.”

Aulas da rede municipal da cidade também foram canceladas nos dois turnos nesta quinta-feira.

Alerta

Como foi publicado na última quarta-feira, 10, pelo Portal Multiplix, a Marinha e a Defesa Civil emitiram alerta de ressaca, chuva e rajadas de ventos para toda a região. As ondas podem chegar a 4m de altura e os ventos a 75,9 km/h. Os municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios e Araruama estão em “Estágio de Observação” até as 21h da próxima sexta-feira, 12.

A Defesa Civil de Cabo Frio está com toda a equipe de sobreaviso. Em caso de ocorrências, a população pode ligar para os números de telefone: (22) 2647-0199 ou o 199. O Corpo de Bombeiros também deve ser acionado pelo número 193.

Nos municípios vizinhos, os cuidados são os mesmos. Em Búzios, a Defesa Civil orientou para em caso de ocorrências como: rachaduras, alagamentos, deslizamento ou outras emergências ligar para os telefones: Defesa Civil 199, (22) 2633 0827. Em Arraial do Cabo, a Prefeitura também alertou sobre cuidados necessários.

A Associação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (Aremac) recebeu o comunicado e alerta os barqueiros, pescadores e turistas sobre o risco da navegação nestes dias.

“É importante que todos observem as orientações da Marinha do Brasil antes de iniciarem qualquer movimentação de navegação pelos próximos dias, seja nas atividades extrativistas associadas à pesca ou em lazer. Em primeiro lugar vem a sua segurança”, alerta Eraldo Cunha, presidente da Aremac.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.