MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

'Celular Seguro': veja como baixar o novo app do Ministério da Justiça que bloqueia celular roubado

Quase 1 milhão de aparelhos foram roubados em 2022 no país, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Por Redação Multiplix
20/12/23 - 14:42
'Celular Seguro': veja como baixar o novo app do Ministério da Justiça que bloqueia celular roubado Aplicativo está disponível a partir desta quarta, dia 20 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Uma importante ferramenta para impedir o acesso de criminosos a aplicativos financeiros e dados pessoais, no caso de roubo ou furto de celulares, foi lançada nessa terça, dia 19.

O aplicativo para sistemas Android e iOS já está disponível a partir desta quarta-feira, dia 20, para baixar.

Ele permite bloquear o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários em poucos cliques e já pode ser acessado também pelo site Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A nova plataforma foi idealizada pelo Ministério da Justiça, em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A iniciativa tem o objetivo de reduzir a atratividade do delito e desestimular a receptação de aparelhos roubados, que acaba incentivando a prática criminosa, segundo o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli.

O objetivo é transformar o aparelho roubado em um pedaço de metal inútil. No momento em que o aparelho é bloqueado nas redes, a linha, o acesso bancário e os aplicativos (de forma rápida) reduz muito a atratividade do delito.

Números crescentes

Em 2022, foram registrados 999.223 roubos e furtos de celulares no país, segundo o 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

A média é de 2.738 aparelhos levados por dia.

O número representa um aumento de 16,6% em relação ao ano anterior.

Capelli acredita, no entanto, que os números sejam maiores e que a subnotificação também seja muito grande, em função dos caminhos que os usuários têm que percorrer para fazer o bloqueio da linha e do aparelho.

Quem faz parte do projeto

Na terça-feira, dia 19, foram assinados memorando com o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Bradesco, Santander, Itaú, Banco Inter, Sicoob, XP Investimentos, Banco Safra, Banco Pan, BTG Pactual e Sicredi.

Também foram firmados protocolos de intenções com empresas como Google, Uber, 99, Zetta, Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

Firmaram adesão ao aplicativo a Conexis Brasil Digital e as empresas Claro, Vivo e TIM.

Como funciona

Após baixar o aplicativo (Android ou iOS) ou acessar o site, é preciso fazer o login, por meio da conta gov.br.

O usuário deverá cadastrar seu aparelho informando o número, marca e modelo.

Pode ser registrado mais de um dispositivo, mas a linha deve estar cadastrada no CPF do usuário.

O sistema permite o cadastro de uma ou mais pessoas de confiança, que poderão auxiliar criando ocorrências em nome do usuário.

Em caso de perda ou roubo, o usuário ou a pessoa de confiança poderá registrar uma ocorrência por meio do site ou do aplicativo.

Após descrever quando, onde e como ocorreu o problema, o sistema emitirá alertas para instituições participantes, para que tomem as ações necessárias, como o bloqueio de aplicativos financeiros, do aparelho e da linha telefônica.

O bloqueio da linha telefônica, por meio do chip, estará disponível no aplicativo a partir de 9 de fevereiro.

Até lá, será preciso continuar bloqueando a linha entrando em contato com a operadora de telefonia.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.