MENU

Portal Multiplix

Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital

Serviço permite a materialização e a desmaterialização de autenticações em diferentes cartórios

Por Redação Multiplix
30/11/20 - 16:10
Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital Autenticação pode ser feita pela internet | Foto: Divulgação/CNB

Os cartórios do Brasil já estão autorizados a autenticar documentos por meio digital. A certificação das cópias online pode ser feita através do site do Colégio Notarial do Brasil (Cenad).

Esse serviço já estava sendo feito por meio da plataforma de atos notariais eletrônicos, o e-Notariado, mas agora o serviço complementa a digitalização de outros documentos, como as assinaturas digitais de escrituras, procurações por videoconferência, atas notariais e testamentos, bem como separações e divórcios extrajudiciais.

O Colégio Notarial do Brasil (CNB), responsável pelo gerenciamento do módulo da Cenad, divulgou que esse novo recurso permite “a materialização e a desmaterialização” de autenticações em diferentes cartórios, tornando mais rápido o envio dos documentos que são certificados para pessoas ou órgãos e também torna segura a autenticidade do arquivo digital.

Mas para validar a autenticação digital de documentos, é necessária a apresentação do original físico, junto a algum cartório de notas, para que ele seja digitalizado para ser enviado para autenticação.

Acessando o serviço:

  • O novo módulo de autenticações digitais pode ser acessado pelo e-notariado, ou pelo endereço eletrônico;

  • A autenticação deverá ser feita com o uso do certificado ICP-Brasil pelo botão “autenticar”, na página inicial da aplicação. Após selecionada a certificação digital, o tabelião poderá selecionar o documento digitalizado em seu computador para fazer a validação de forma eletrônica;

  • Selecione o tipo de documento e o posicionamento do texto de autenticação no documento (tarja). Se precisar autenticar mais documentos, clique em + para adicionar outros arquivos e então clique em assinar;

  • Clique em Confirmar em cada documento inserido e depois em Autenticar;

  • Após o documento ser autenticado na Cenad, o cartório e os clientes podem verificar a sua autenticidade a qualquer momento no sistema. Para isso a ferramenta consulta deve ser selecionada e então o documento solicitado deve ser inserido na página;

  • Consulta de documentos: O sistema apresentará o resultado da validação, com a indicação de autenticação também no módulo Notarchain. Os detalhes da autenticação podem ser acessados na opção “Notarchain”.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.