Carmo está em estado de alerta devido às dezenas de ocorrências provocadas pelas chuvas
Outras cidades do interior também registram quedas de barreiras, alagamentos e moradores desalojados; previsão ainda é de chuvas intensas
11/01/23 - 16:07

Não bastassem os transtornos atuais em algumas cidades da Região Serrana do Rio, o Instituto Nacional de Meteororologia (Inmet) fez mais um alerta nesta quarta-feira, 11, para ventos e chuvas intensas, com possibilidade de quedas de galhos de árvores, alagamentos e risco de corte de energia elétrica.
Desta vez, para todos os municípios da área de cobertura do Portal Multiplix.
O aviso de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos na velocidade entre 60-100 km/h, é válido até esta quinta-feira, 12. O alerta é de cor laranja, que significa um grau maior de perigo.
A Energisa, companhia de energia elétrica que atende algumas cidades atingidas, também divulgou um informe sobre o monitoramento do volume de chuvas e incidência de raios. A empresa está considerando a previsão de chuva e acumulados acima da média climatológica para os próximos dias.
A concessionária informou que está atuando para minimizar impactos à rede elétrica nas cidades.
Carmo
Defesa Civil de Carmo atendeu dezenas de chamados | Foto: Reprodução/Redes Sociais da Prefeitura do Carmo
Entre as cidades mais afetadas está o Carmo. A prefeitura, através da Defesa Civil, emitiu um novo relatório informando que foram 82 deslizamentos, nove casas interditadas e 20 pessoas desalojadas.
Além disso, a Defesa Civil também atendeu ocorrências de 52 quedas de árvores, 29 alagamentos, duas pontes danificadas e 27 problemas em vias públicas.
Foram mais de 80 deslizamentos de terra em Carmo | Foto: Reprodução/Redes Sociais da Prefeitura do Carmo
Macuco
O município também enfrenta uma série de transtornos com as chuvas intensas. O secretário de Segurança Pública, Administração e Mobilidade Urbana, Jocélio Bezerra, divulgou alguns dos registros mais graves: uma cratera se abriu na RJ-116 (logo depois do limite com o município vizinho de São Sebastião do Alto), o nível do Rio Macuco ficou acima do normal, aconteceram pequenas quedas de barreiras e um muro de contenção foi danificado.
Sinalizamos todas as áreas e comunicamos às autoridades de cada segmento para que os reparos sejam providenciados.
A prefeitura providenciou as desobstruções de estradas vicinais na zona rural. Já a rodovia RJ-116 foi devidamente sinalizada, ainda de acordo com o município.
“Registramos ainda pequenas quedas de barreiras e avarias num muro de contenção na rua Atratino Côrtes Coutinho. Também já sinalizamos as áreas no entorno e comunicamos a Secretaria de Obras para que os reparos sejam providenciados o quanto antes”, esclareceu o secretário.
A reportagem entrou em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para saber quando será feita a manutenção da via e pedir também balanço das ocorrências em outras cidades do estado, mas ainda não obteve respostas.
Nova Friburgo
Estrada ficou parcialmente interditada perto de Cachoeiras de Macacu | Foto: Divulgação/Rota 116
No trecho da RJ 116, que liga Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu, houve queda de árvore e a rodovia ficou parcialmente interditada.
A concessionária informou que a estrada foi liberada na tarde desta quarta-feira.
Teresópolis
A cidade está em Estágio de Atenção devido à previsão de chuva moderada a ocasionalmente forte ao longo do dia. No boletim divulgado pela Defesa Civil, foram registradas 12 ocorrências até essa terça-feira, 10, com quatro pessoas desalojadas.
De acordo com o comunicado, Teresópolis teve seis ocorrências relativas à queda de árvores, um deslizamento de terra, uma rachadura em piso, dois problemas com estruturas de imóveis e duas casos envolvendo quedas de muro. A Defesa Civil pediu para a população ficar atenta aos alertas emitidos pelo sistema de sirenes no município.
Duas Barras
Delizamento de terra na estrada até Cordeiro | Foto: Reprodução/Redes Sociais de Duas Barras
A Prefeitura de Duas Barras divulgou que o trânsito está interrompido na estrada vicinal que liga Monnerat ao município de Cordeiro, por causa de um deslizamento de terra. O reparo na via está sendo providenciado e a estrada deverá ser liberada em seguida, ainda segundo o governo municipal.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.