Cratera em estrada, quedas de barreiras e alagamentos são registrados na Região Serrana
Macuco, Carmo, Friburgo e Cantagalo são as cidades mais afetadas pelos temporais; previsão indica que chuva vai continuar
As chuvas não estão dando trégua desde o mês passado e, pelo que indica a previsão, o tempo vai continuar instável durante todo este mês de janeiro.
Nesta semana, foram registradas algumas ocorrências de maior gravidade pelas equipes de Defesa Civil dos municípios da área de cobertura do Portal Multiplix.
Macuco, Carmo, Friburgo e Cantagalo são as cidades mais afetadas pelos temporais na Região Serrana do Rio.
Macuco
Em Macuco, uma cratera se abriu às margens da RJ-116, no sentido de São Sebastião do Alto, em decorrência das chuvas intensas que vem sendo registradas. A prefeitura recomenda cautela aos motoristas que forem passar pelo local.
Também houve registros de queda de árvore, deslizamentos e alagamento em casas do bairro Reta. O vídeo abaixo mostra o rio que se formou na entrada de uma casa.
A prefeita Michelle Bianchini visitou as localidades atingidas com as equipes de Defesa Civil e da Secretaria de Obras.
Prefeita de Macuco visita locais afetados com equipes | Foto: Ricardo Vieira
Em nota divulgada pela assessoria de imprensa, a prefeitura afirma que a situação do município está sendo monitorada:
Após as vistorias, a expectativa é de aumentar a atenção e vigilância quanto aos pontos mais sensíveis e vulneráveis.
Carmo
Em Carmo, a chuva causou deslizamentos. Quatro pessoas estão desabrigadas nesta terça-feira. Elas foram acolhidas em abrigos municipais.
Houve registros de deslizamentos de terra no Carmo | Foto: Reprodução/Redes Sociais
O rio Paquequer transbordou e inundou parte da RJ-148. Um trecho entre Carmo e Sumidouro está sem acesso.
A Defesa Civil emitiu um aviso aos moradores das áreas de risco para que procurem locais seguros para se abrigar ou acionem o órgão:
O município está em estado de alerta. Em casos de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil através do número de WhatsApp (22) 2050-0199.
Nova Friburgo
Um deslizamento de terra foi registrado em São Pedro da Serra. Já no bairro Ypu, uma árvore caiu em cima de uma casa. Ninguém ficou ferido.
As imagens das duas ocorrências foram postadas nas redes sociais.
Em virtude das chuvas intermitentes, a Defesa Civil emitiu um alerta aos moradores nesta terça, 10, via mensagens de SMS, com o seguinte aviso:
Previsão de chuva moderada a ocasionalmente forte para região. Os ventos estarão fracos a moderados. Emergência: tel 199. Previna-se.
Cantagalo
A Prefeitura de Cantagalo disse que recebeu um alerta de chuva forte do Cemaden-RJ. Segundo o comunicado, os acumulados de precipitação são de até 137 milímetros em 72 horas e de 47 milímetros em uma hora:
A previsão meteorológica indica continuidade da precipitação com intensidade moderada a forte. Nessas condições, o cenário de risco de movimentos de massa no município pode se agravar em função dos valores de precipitação acumulada, que já fragilizam morros e encostas. Pedimos a atenção de toda a população. Em casos de ocorrências, comunique imediatamente a emergência através do 199.
Previsão para os próximos dias no estado
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou uma previsão que indica grandes volumes de chuva para a Região Sudeste.
Essa chuva intensa deverá ocorrer em diversas áreas do estado, com volumes que podem ultrapassar os 150 milímetros, até a próxima segunda-feira, dia 16.
A partir de terça, 17, até 25 de janeiro, os maiores acumulados devem ocorrer no Centro-Sul, com valores acima de 80 mm. Nas demais áreas, os volumes não devem ultrapassar 60 mm.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.