Cadastros para receber alertas de chuva via SMS da Defesa Civil crescem 45%

Aumento no número de CEPs cadastrados foi registrado nos quatro primeiros meses de 2019

Por Redação Multiplix
07/05/19 - 16:56
Cadastros para receber alertas de chuva via SMS da Defesa Civil crescem 45% Alertas feitos pela Defesa Civil podem ajudar a evitar mortes durante tempestades ou outros eventos climáticos | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) registrou, nos quatro primeiros meses de 2019, crescimento de aproximadamente 45% no número de cadastros no serviço gratuito de mensagens de alertas por SMS.

Com o objetivo de alertar a população para situações de risco como previsão de chuva forte, inundações e possibilidade de deslizamentos, entre outras situações, o serviço atingiu 1.169.222 de CEPs cadastrados. A ferramenta amplia o alcance dos avisos, dando maior tempo de reação aos moradores de áreas vulneráveis a fim de evitar tragédias.

“O aumento do número de cadastros significa que a população está cada vez mais interessada nas informações de prevenção de desastres. Os dados estatísticos dos quatro primeiros meses de 2019 do sistema IDAP (Interface de Divulgação de Alertas Públicos) mostra que tivemos um aumento expressivo nos CEPs inscritos no estado do Rio de Janeiro - afirmou a tenente-coronel Sílvia Santana do Amaral, diretora do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ).

Nestes primeiros meses de 2019, foram emitidas 859 mensagens. As datas que tiveram maior número de envios de SMS foram 4 de janeiro, 3 e 12 de fevereiro. Atualmente são 47 municípios do estado que realizam os próprios envios. As dez cidades com maior percentual de cadastros são: Angra dos Reis, Nova Friburgo, Mangaratiba, Niterói, Petrópolis, Teresópolis, Areal, Paraty, Cachoeiras de Macacu e Maricá.

Vale lembrar que as cidades de Nova Friburgo e Teresópolis foram as mais atingidas pela tragédia climática de 2011, que vitimou centenas de pessoas e deixou outras desaparecidas até hoje. Já a cidade de Angra dos Reis, na Costa Verde, também já sofreu com mortes em razão de temporais. O município de Niterói, na Região Metropolitana, sofreu, neste ano, com chuvas fortes e vários desabrigados.

No mesmo período, os municípios que registraram o maior aumento no número de cadastros foram: Itaperuna, Italva, Campos dos Goytacazes, Laje do Muriaé, Carapebus, Arraial do Cabo, São Fidélis, São José de Ubá, Porciúncula e São Francisco do Itabapoana.

O tenente-coronel Glaucius Leal, coordenador regional da Defesa Civil serrana, destaca a importância do resultado e o aumento do interesse da população: “estamos trabalhando com toda força para aumentar esse interesse da população e ajudar a salvar vidas. Esses alertas podem ser decisivos para evitar que eventos climáticos virem tragédias. Tal resultado só traz benefícios à população”, afirma.

O Rio de Janeiro é o estado pioneiro no envio de mensagens para celular com alertas e recomendações da Defesa Civil. Para o cidadão se cadastrar, é necessário enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199, informando o CEP da área de interesse. Uma mesma pessoa pode cadastrar quantos CEPs quiser, mas é necessário enviar um de cada vez. O serviço é gratuito.