MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cabo Frio e Búzios estão entre as cidades com mais autuações de falsos corretores de imóveis no RJ

Região dos Lagos ocupa segundo lugar na lista de maior número de contraventores no estado, segundo o Creci

Por Redação Multiplix
27/02/24 - 16:15
Cabo Frio e Búzios estão entre as cidades com mais autuações de falsos corretores de imóveis no RJ Aluguel por temporada é um dos grande problemas na região | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Para quem vive na Região dos Lagos é bom ligar o alerta. Isso porque a região está em segundo lugar no ranking de localidades com maior número de falsos corretores de imóveis, segundo demonstram dados do setor de fiscalização do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ).

De acordo com o levantamento do órgão, só em 2023, dos mais de cinco mil autuados em todo o estado, cerca de 500 foram nessa região. Búzios, Cabo Frio e Saquarema foram citadas pelo Creci-RJ, como as cidades com o maior número de autuações.

“Em Saquarema, temos um trabalho intensivo de combate à contravenção junto com a prefeitura. É preciso estar atento pois, muitas vezes, o cidadão pode estar adquirindo um lote ilegal por meio de um suposto corretor de imóveis. Em Cabo Frio, também nos deparamos com bastante autuações pelo exercício ilegal da profissão”, disse Ivan Rodrigues, fiscal do Creci-RJ.

Para Marcus Limão, superintendente do conselho, a maioria das autuações por exercício ilegal ainda se concentra na capital, mas é necessária devida atenção à Região dos Lagos:

Ano passado, rodamos todo o estado e autuamos mais de cinco mil contraventores. Sem dúvida nenhuma, a maior parte deles age na capital, onde temos uma incidência de 80% de todos os autos aplicados, mas a Região dos Lagos tem merecido especial atenção de nosso setor.

Além de Saquarema e Cabo Frio, que sofrem bastante com a questão de lotes ilegais, ainda foi citada a cidade de Búzios que concentra muitos contraventores no segmento de locação por temporada, segundo o órgão. O Creci-RJ garante que age com ações de fiscalização e conscientização, no intuito de alertar a sociedade.

Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas "autuadas pela fiscalização do Creci-RJ pelo exercício ilegal ou facilitação deste serão enquadrados no artigo 47 da Lei de Contravenção Penal", explicou o órgão, ainda fazendo um alerta para um golpe comum na região:

Aluguel por temporada é coisa séria, não negocie compra e venda de lotes sem um profissional devidamente habilitado. Síndicos, porteiros e zeladores sem o registro do Creci não são profissionais com preparo técnico para intermediar negócios imobiliários.

O órgão ainda destacou um ponto a ser sempre lembrado: “o corretor de imóvel é quem possui registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis de seu estado de origem. Este é o único profissional que garante segurança jurídica nas transações imobiliárias”, finalizou o Creci-RJ.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.