MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Barreiras são retiradas e vias liberadas em Macaé de Cima, Nova Friburgo; prefeitura segue com reparos ao longo do dia

Chuvas intensas dessa terça-feira, 26, causaram transtornos pela cidade; veja o balanço

Por Alice Wandrofski
27/03/24 - 10:58 | Atualizada em 28/03/24 - 10:10
Barreiras são retiradas e vias liberadas em Macaé de Cima, Nova Friburgo; prefeitura segue com reparos ao longo do dia Na manhã dessa terça, 26, duas barreiras dificultaram o acesso à localidade de Macaé de Cima | Fotos: Reprodução/Redes Sociais

As chuvas intensas dessa terça-feira, 26, causaram transtornos em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, com registros de alagamentos, quedas de árvores e barreiras.

Durante a manhã desta quarta-feira, 27, moradores de Macaé de Cima se depararam com duas barreiras na estrada, que prejudicavam, o acesso à localidade.

Ao Portal Multiplix, Carla Delorenci, que tem um sítio na região, falou sobre os impactos:

O principal prejuízo é de acesso. Os veículos escolares não circularam nessa semana porque a estrada estava escorregadia com a lama e hoje, 27, não passaram por causa das barreiras.

A Faol, responsável pelo transporte coletivo na cidade, comunicou à reportagem que a linha de ônibus de Macaé de Cima está suspensa:

Estamos com ônibus preso lá desde ontem, 26. Uma barreira caiu depois que o ônibus foi para o bairro.

De acordo com informações da Associação de Moradores de Macaé, moradores removeram uma das barreiras. Já a outra, na entrada do quilômetro 14, dependia do serviço do governo municipal.

De acordo com a associação, a subprefeitura de Lumiar e São Pedro da Serra já se direcionou ao local para fazer a retirada.

A prefeitura respondeu à reportagem, no final da manhã desta quarta-feira, 27, a respeito dessa situação:

Equipes da pasta já trabalham na liberação das vias. Cabe ressaltar que a estrada de Macaé de Cima vem recebendo manutenção, porém, a cada vez que chove acabam sendo registrados novos problemas. Com as chuvas dos últimos dias, a situação se agravou um pouco mais em função do encharcamento do solo. Mesmo em locais onde não houve deslizamento, a trafegabilidade foi prejudicada.

Sobre a dificuldade de acesso à localidade, o governo informou que "os pontos onde o trânsito foi totalmente interrompido já foram desobstruídos e os trabalhos seguem ao longo desta quarta-feira".

Além dessas duas ocorrências na tarde de terça-feira, 26, registros na internet mostraram uma queda de barreira e árvores na Chácara do Paraíso.

Na RJ-130, muita água foi registrada na rodovia, na altura do bairro Duas Pedras. Um ponto de alagamento também ocorreu na avenida Nossa Senhora do Amparo.

Outras árvores também caíram na RJ-142, a estada Serramar, e no alto das Braunes, deixando o trânsito em meia pista.

Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram queda de barreira em Macaé de Cima nesta quarta, 27, além de árvores caídas e acidentes envolvendo veículos em Nova Friburgo durante essa terça-feira, 26:

Solicitamos uma atualização sobre as ocorrências causadas pelas chuvas à prefeitura e fomos informados que, entre a tarde e noite dessa terça, foram registrados seis pequenos deslizamentos de barreiras: um na RJ-142, no trecho entre Lumiar e São Pedro da Serra; em Mury; na estrada de Boa Esperança; no Cônego, Cascatinha e Granja do Céu. Duas quedas de árvore aconteceram em Riograndina e Amparo.

De acordo com o governo municipal, o volume médio pluviométrico da cidade em 24 horas foi de 30,2 mm, com maior índice médio em São Geraldo (Nilo Martins) que registrou 55,8 mm.

Na noite dessa quarta-feira, 27, a Prefeitura de Nova Friburgo publicou nas redes sociais que durante o dia "removeu cerca de oito barreiras, de diversos tamanhos e o trabalho foi concluído no final da tarde".

Equipe da prefeitura retirou cerca de oito barreiras da estrada de Macaé de CimaEquipe da prefeitura retirou cerca de oito barreiras da estrada de Macaé de Cima | Fotos: Reprodução/Rede Social (Prefeitura de Nova Friburgo)

Na segunda-feira, 25, foram registradas dez ocorrências na cidade.

Acidentes de trânsito

Além dos registros causados pelas chuvas, acidentes de trânsitos também ocorreram na cidade nessa terça-feira, 26.

Uma colisão entre dois veículos foi registrada na ‘Curva da Macumba’, que liga os bairros Braunes e Catarcione.

No meio da tarde, um caminhão caiu dentro de uma vala na RJ-116, na altura das Furnas. Segundo informações, o veículo teria derrapado na pista e o motorista perdeu o controle.

Já no início da noite de terça, três carros se envolveram em um engavetamento na descida do viaduto Geremias de Mattos Fontes, interrompendo o trânsito no local.

Também pedimos uma nota à Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) sobre esses casos, mas ainda não tivemos respostas.

Linhas de ônibus alteradas

A Faol emitiu um comunicado com alterações em outras linhas de ônibus, além de Macaé de Cima, na manhã dessa quarta-feira, 27. Veja a lista:

  • Benfica - Indo até a mercearia do Fabricio, devido às más condições da estrada.

  • Fazenda Rio Grande - Indo até o Oséias, devido às más condições da estrada.

  • Florândia - Suspensa, devido às más condições da estrada.

  • Macaé de Cima - Suspensa, devido a um deslizamento de terra na estrada.

  • Pilões - Indo até o Albino, devido às más condições da estrada.

  • Rio Bonito - Linha em estágio de atenção.

  • Santa Cruz - Indo até o antigo ponto final, devido às más condições da estrada.

  • Salinas - Indo até o asfalto, devido às más condições da estrada.

A empresa informou que assim que as vias voltarem a ter condições de tráfego, os itinerários retornarão a normalidade.

Já nesta quinta-feira, 28, o cronograma da Faol teve alterações. A linha de Rio Bonito passou a ir somente até Rio Bonito de baixo, devido às más condições da estrada.

A Faol divulgou também que o itinerário de Macaé de Cima voltou a operar normalmente.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.