MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Arraial do Cabo celebra 36 anos de emancipação político-administrativa

Município da Região dos Lagos é reconhecido pelas praias paradisíacas que atraem turistas de todos os lugares

Por Juan Rodriguez
13/05/21 - 11:17
Arraial do Cabo celebra 36 anos de emancipação político-administrativa Município comemora seu aniversário nesta quinta-feira | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A cidade de Arraial do Cabo celebra 36 anos neste 13 de maio. O município, que fazia parte do território de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, teve sua emancipação político-administrativa assinada pelo então governador do Estado, Leonel Brizola, em 1985.

Local de natureza exuberante, belas praias de areia branca e águas cristalinas, Arraial do Cabo é habitualmente chamada de "Caribe Brasileiro" por moradores e turistas. Também é conhecida por ser um lugar propício à prática do mergulho e pesca submarina. A fauna e a flora enriquecem o cenário litorâneo, que engloba a Praia dos Anjos, Praia Grande, Praia do Forno, Prainhas do Atalaia, entre outras.

Arraial do Cabo é conhecida como o Caribe Brasileiro Arraial do Cabo é conhecida como o Caribe Brasileiro | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Ponto de desembarque da expedição do navegador italiano Américo Vespúcio, a cidade foi palco da primeira feitoria do Brasil, onde atualmente se localiza a Praia dos Anjos. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), as tribos dos índios Tupinambás habitavam toda a área correspondente ao estado do Rio de Janeiro. Já as terras onde surgiria Arraial do Cabo eram representadas pelos índios Tamoios.

Houve grande aumento populacional na região de Cabo Frio com a chegada dos portugueses e, em 1615, foi fundada a cidade de Santa Helena. A partir de 1616, o local passou a ser chamado de Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio, época em que foi um ponto importante para o desenvolvimento e conquista do território fluminense. Embora a colonização e o desenvolvimento da região tenham aumentado com a fundação da cidade de Cabo Frio, Arraial do Cabo viveu durante muito tempo esquecida e isolada, pois não havia acesso a outros povoados.

De acordo com o IBGE, edificações e obras históricas que marcaram o início da colonização de Arraial ainda existem na cidade, como a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, construída em 1506 na Praia dos Anjos, e o monumento em homenagem a Américo Vespúcio, localizado no Largo do Descobrimento.

Igreja Nossa Senhora dos Remédios foi construída em 1506Igreja Nossa Senhora dos Remédios foi construída em 1506 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A urbanização de Cabo Frio avançou a passos lentos até o fim do século XIX, com base em atividades voltadas à agricultura com mão-de-obra escrava em grandes latifúndios. A economia local precisou se restabelecer após a abolição da escravatura em 1888 e, com o tempo, desenvolveu as indústrias do sal, da pesca e do turismo.

A implantação da rodovia e da estrada de ferro aceleraram esse processo, mas, antes disso, a cidade se caracterizava como uma vila de pescadores. Em 1943, com o surgimento da Companhia Nacional de Álcalis, Arraial do Cabo atingiu outro patamar econômico, quando passou a produzir barrilha, matéria-prima para a fabricação de vidros.

O último censo demográfico indicava uma população de cerca de 30 mil habitantes em Arraial do Cabo, correspondente aos distritos de Monte Alto, Figueira, Parque das Garças, Sabiá, Pernambuca, Novo Arraial e Caiçara. Hoje, o turismo é uma atividade econômica forte e que se destaca principalmente no verão, período popularmente conhecido como "alta temporada".

Os passeios de barco também enchem os olhos dos visitantes, e não são raros os relatos de quem registra animais como baleias e golfinhos nas águas cabistas. Já o Museu Oceanográfico conta com um acervo de organismos dos mares, alvo de estudo do ambiente marinho.

Passeio de barco é uma das grandes pedidas em Arraial Passeio de barco é uma das grandes pedidas em Arraial | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Outros destinos requisitados são as trilhas da Graçainha, Farol Velho e Massambaba, frequentemente utilizadas pelos apaixonados por turismo de aventura e ecológico. A gastronomia é rica em peixes e frutos do mar, e atende às pessoas que procuram por restaurantes do gênero, com destaque para os estabelecimentos nas orlas e à beira-mar. Um dos eventos tradicionais da cidade é o Festival Gastronômico da Lula, que precisou se reinventar por conta da pandemia da Covid-19.

Integrante da Região dos Lagos, assim como as badaladas cidades de Cabo Frio, a 13km de distância, e Armação dos Búzios, a 38km de distância, Arraial do Cabo manteve características típicas de outrora e reforça a tradição de carregar a imagem de uma vila de pescadores. Até por conta disso, a vida noturna em Arraial não é tão agitada quanto a das cidades vizinhas.

Neste ano, a programação de aniversário será transmitida virtualmente na página oficial da prefeitura no Facebook, com apresentações de música, teatro, dança e outras atrações, a partir das 20h.

A programação também vai contar com a tradicional alvorada, às 7h, com a Banda Furiosa se apresentando pelas ruas da cidade, e o hasteamento das bandeiras em frente à Prefeitura, às 8h. Já às 19h será celebrada a missa em Ação de Graças, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

Veja outras notícias da Região dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.