Agências do INSS estarão fechadas a partir desta quarta-feira para atualização de sistemas em todo o país
Canais digitais também ficarão temporariamente fora do ar; mutirões e antecipação de serviços foram realizados no fim de semana em cidades do interior
Agências do INSS de todo o país estarão fechadas para atendimento presencial entre quarta, 28, e sexta, 30
|
Foto: Jean Teixeira
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de todo o país estarão fechadas para atendimento presencial de quarta-feira, 28, a sexta-feira, 30.
A suspensão ocorre em razão de melhorias programadas nos sistemas previdenciários, sob responsabilidade da Dataprev, empresa de tecnologia da informação da Previdência Social.
Os canais remotos de atendimento, como o Meu INSS (site e aplicativo ) e a central telefônica 135, funcionarão normalmente até o dia 27, com mais de 100 serviços disponíveis.
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
O fechamento das unidades acontece após a antecipação de atendimentos e agendamentos realizados no último fim de semana, estratégia adotada pelo instituto para reduzir os impactos aos segurados durante o período de indisponibilidade dos sistemas.
Segundo o INSS, a paralisação é necessária para a modernização dos sistemas, com o objetivo de garantir maior estabilidade, segurança e eficiência nos serviços prestados à população.
Mutirões anteciparam atendimentos no estado do Rio de Janeiro
Como parte do planejamento para minimizar transtornos, o INSS, em parceria com a Perícia Médica Federal (PMF), antecipou 2.005 perícias médicas no estado do Rio de Janeiro para o fim de semana.
Os atendimentos ocorreram entre os dias 23 e 25 de janeiro, antecipando agendamentos originalmente marcados para os dias 28, 29 e 30.
As ações foram realizadas em diversas Agências da Previdência Social (APS), incluindo Araruama, Avenida Brasil, Bairro de Fátima, Barra Mansa, Barra do Piraí, Nilópolis, Nova Iguaçu, Praça da Bandeira e Teresópolis, com atendimentos distribuídos ao longo da sexta-feira, sábado e domingo.
Além das perícias médicas, o INSS informou que 200 das 850 avaliações sociais previstas para a última semana de janeiro já foram antecipadas.
As 650 restantes serão reagendadas até o fim do mês.
O instituto reforça que nenhum segurado será prejudicado pela suspensão temporária do atendimento presencial.
Para quem preferiu atendimento em dia útil, o INSS garantiu o reencaixe dos agendamentos.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!







