Ação em Cabo Frio flagra pontos de captação ilegal de água que abasteciam de restaurantes a pousadas
Operação do Inea contou com o apoio da PM e foi realizada em cinco locais
18/09/23 - 10:46

Uma operação feita pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendência Regional Lagos São João, flagrou pontos de captação irregular de água em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio.
A ação foi deflagrada na última sexta-feira, 15, a partir de denúncia recebida pela superintendência e contou com apoio do 25º Batalhão de Polícia Militar.
Os técnicos e os agentes informaram que percorreram cinco diferentes bairros da cidade, onde vistoriaram vários estabelecimentos comerciais para checar a extração ilegal de água.
De acordo com o Inea, ao inspecionarem a localidade conhecida como Beco da Igreja, no bairro Botafogo, a equipe flagrou captação irregular em dois poços artesianos, sem a devida outorga que deve ser requerida junto ao órgão.
A água extraída de forma irregular era utilizada para encher caminhões-pipa que, por sua vez, abasteciam vários estabelecimentos comerciais, como restaurantes e pousadas em Cabo Frio. O Inea explicou que os pontos foram fechados:
Os poços foram lacrados e os equipamentos utilizados para bombear a água foram apreendidos.
Após esse procedimento, a equipe esteve na rua Beira Rio, em Cabo Frio, onde vistoriou uma fábrica de gelo. Os técnicos notificaram o responsável por esse estabelecimento para que apresente as autorizações ambientais necessárias ao funcionamento dessa atividade junto ao Inea.
“A captação de água sem a outorga é ilegal e vamos continuar combatendo essa atividade. Para isso estamos intensificando as nossas operações com apoio de parceiros como a Polícia Militar”, destacou o presidente do Inea, Philipe Campello.
Operação foi feita após denúncias recebidas pela superintendência | Foto: Reprodução/Inea
A outorga é um documento emitido pelo Inea que permite ao interessado o direito de uso dos recursos hídricos por um prazo determinado.
Consiste em uma etapa do processo de regularização, fundamental para que o órgão conheça a quantidade de água consumida, sua procedência e formas de uso. Mais informações podem ser obtidas junto ao órgão ambiental estadual.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.