MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Mais de 35 mil raios já foram registrados este ano em Nova Friburgo

Energisa utiliza meteorologia para traçar planos de atuação no período chuvoso.

Por Anunciante
08/12/22 - 18:11
Mais de 35 mil raios já foram registrados este ano em Nova Friburgo Distribuidora está preparada para a chegada do período chuvoso | Foto: Divulgação/Energisa

O Brasil é líder em incidência de raios no mundo, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com 100 milhões de descargas atmosféricas este ano. De janeiro a outubro, já foram registrados mais de 35 mil raios em Nova Friburgo. No mesmo período, a região apresentou acumulados de chuva acima da média climatológica.

E as chuvas chegaram com força: é o que alerta o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT/INPE). A região Sudeste terá períodos mais intensos de chuva. “As chuvas, nesta época, geralmente ocorrem em forma de pancadas, que são aquelas chuvas fortes e relativamente de curta duração, por aproximadamente 45 a 60 minutos, e que podem vir acompanhadas de relâmpagos, rajadas de vento e ocasionais quedas de granizo”, explica a meteorologista Ana Paula Paes do ELAT/INPE.

Para se preparar para esta época do ano, além de treinar as equipes e atualizar o Plano de Contingência para Situações de Calamidade, a Energisa utiliza a meteorologia para traçar planos de atuação.

O gerente do departamento de Operações, Victor Rispoli, conta que ter conhecimento prévio da intensidade das chuvas e ventos é importante para preparar a estratégia adequada para diminuir os impactos na operação da Energisa. “Isso envolve desde a quantidade de colaboradores de plantão, no campo e no administrativo, disponibilidade de material para manutenções emergenciais e necessidade de veículos extras”, afirmou.

Rispoli lembra que a rede elétrica está sujeita a intempéries, quase sempre causadas por fatores externos, como ventanias e quedas de objetos e árvores sobre a rede que provocam o rompimento dos cabos de energia e queda de postes.

População não deve tentar religar a energia por conta própriaPopulação não deve tentar religar a energia por conta própria | Foto: Divulgação/Energisa

População também deve ficar atenta

Rispoli destaca também o quanto é importante a atenção da população em adotar medidas de segurança em dias de chuva e tempestades com raios:

Os raios podem atingir diretamente as pessoas e imóveis ou por meio de objetos metálicos, telefonia, antenas externas, redes de TV e internet via cabo. Por isso, se perceber uma tempestade se aproximando, o recomendável é retirar todos os equipamentos da tomada e ficar em local seguro durante uma tempestade.

Ele recomenda um vídeo bem fácil para quem quer se proteger. O INPE também preparou um material de como se proteger contra raios. Clique aqui e fique por dentro.

Serviço:

Em caso de cabos partidos e ocorrências de falta de energia, entre em contato com a Energisa, por meio dos canais digitais:


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.