MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Conceituado biólogo da Região dos Lagos é o novo convidado do Multiplix Convida

Eduardo Pimenta vai comentar temas voltados ao meio ambiente no interior do Rio

Por Redação Multiplix
02/12/21 - 10:24
Conceituado biólogo da Região dos Lagos é o novo convidado do Multiplix Convida Eduardo Pimenta em ação fotografando pássaros | Foto: Arquivo Pessoal

O Portal Multiplix dá as boas-vindas ao seu mais novo convidado, o biólogo Eduardo Pimenta. Natural do município de Niterói, Pimenta, como é chamado em Cabo Frio, na Região dos Lagos, onde mora atualmente, é bastante conhecido em todo o interior do Rio por conta de sua atuação nas frentes ligadas ao meio ambiente.

Pimenta é bacharel em Biologia Marinha, pós-graduado em Planejamento Energético e Impactos Ambientais e M.Sc. (Master of Sciences) em Ciências da Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Ele atua há mais de 40 anos nas áreas de impactos ambientais, dinâmica de populações, planejamento energético, pesquisa operacional, gerenciamento de produção, inovação tecnológica e organização industrial.

O biólogo também é coordenador de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão da Universidade Veiga de Almeida. Já foi Superintendente da Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio e secretário de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Cabo Frio.

Como superintendente regional do Ibama criou em sua gestão a Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo, o Plano de Ordenamento Pesqueiro da Lagoa de Araruama e o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.

É membro do Comitê Científico de Gestão sobre Atuns e Afins do Governo Federal, pesquisador da International Commission for the Conservation of Atlantic Tunas - ICCAT, uma organização intergovernamental responsável pelo ordenamento das pescarias dos atuns e de espécies afins no Oceano Atlântico e mares adjacentes.

É consultor estratégico do Projeto Albatroz, que desenvolve pesquisas para subsidiar políticas públicas e a promoção de ações de educação ambiental junto aos pescadores e às escolas que resultam em formulação de medidas de proteção dos albatrozes e petréis no Brasil, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Pimenta também é presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Lagos São João, que promove a gestão sustentável, democrática e participativa dos recursos hídricos na Região dos Lagos e Baixada Litorânea do estado do Rio de Janeiro e membro da Academia Cabo-friense de Letras.

E por conta de seu currículo diferenciado, Pimenta foi convidado para falar sobre meio ambiente aqui no portal. E ele conta um pouco sobre essa contribuição:

Além de um privilégio, é também uma oportunidade de divulgar a ciência. O meio ambiente é um tema transversal que se insere em todos os contextos, como o social e econômico também. De modo que quando temos um meio ambiente saudável e equilibrado toda a sociedade ganha com isso.

A Região dos Lagos possui fauna e flora riquíssimas, com espécies endêmicas (que só ocorrem em único lugar), inclusive. Por esse motivo, Pimenta destaca a importância de informar para ajudar a preservar essas espécies únicas em nosso ecossistema:

“A Região dos Lagos possui um portfólio enorme de fauna e flora, tanto de espécies migratórias como espécies endêmicas. Como algumas orquídeas, bromélias, e cactos como o mandacaru, que nesse clima semiárido regido pelo fenômeno da ressurgência, insere a ele um baixo índice pluviométrico. Por conta disso, também temos uma água oceânica clarinha e as areias finas e brancas, que são uma característica ímpar da nossa região”, explica.

O primeiro artigo de Eduardo Pimenta é sobre a importância dos períodos de defeso para a renovação da Lagoa de Araruama, o maior ecossistema lagunar hipersalino em estado permanente no mundo.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.