MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Como Beto Guedes transformou pacato distrito em um dos principais destinos turísticos do Estado do Rio

Música da década de 70 projetou Lumiar no cenário nacional

Por Daniel Cheles
12/06/18 - 14:10
Como Beto Guedes transformou pacato distrito em um dos principais destinos turísticos do Estado do Rio Lumiar. | Banco de imagens

Homenagem de Beto Guedes e Ronaldo Bastos foi um marco na história do distrito friburguense

“Anda, vem jantar. Vem dormir, vem sonhar, pra viver, até chegar em Lumiar”, foi assim que Beto Guedes cantou sobre o quinto distrito de Nova Friburgo, em 1977. A canção, composta em parceria com Ronaldo Bastos, ajudou a localidade a tornar-se conhecida nacionalmente, atraindo novos visitantes e garantindo àquela comunidade novas perspectivas culturais, sociais e econômicas.

Reza a lenda que Ronaldo conheceu a região no início da década de 70, ficou apaixonado pelas belezas naturais e contou ao amigo sobre o que havia presenciado. Em seguida, com base nas histórias ouvidas, Beto escreveu a música sem nunca ter visitado Lumiar – a primeira viagem aconteceu após o sucesso da canção, que faz parte do álbum “A página do relâmpago elétrico”.

De acordo com moradores, a homenagem do cantor foi responsável por uma série de mudanças na rotina da comunidade, com acentuado aumento no número de turistas e, consequentemente, maior infraestrutura e oferta de serviços básicos.

Com o sucesso da música, regravada em 1982 pela banda Roupa Nova, teve início a migração de grupos de estilos de vida alternativos de todos os cantos para Lumiar. Motivados pela ideia de uma região bela, calma, distante dos centros urbanos, visitaram e viveram no local até 1986, quando a localidade começou a atrair também visitantes de classe média de todo o mundo.

Mais de 40 anos depois da canção, o distrito tem uma das maiores atividades turísticas de Nova Friburgo. Entre os atrativos estão práticas ligadas ao meio ambiente, como pesca, caminhadas, banhos de cachoeira e esportes radicais.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.