Cinco benefícios da couve-flor para a sua saúde
Hortaliça típica de Nova Friburgo é rica em nutrientes, sais minerais e antioxidantes

Pode ser fritinha, pode ser cozida. Pode ser com molho branco, cheia de queijo no forno, pode ser um bolinho, pode ser até na massa da pizza. É a couve-flor, a mais frondosa das verduras e que está presente à mesa da maioria dos lares brasileiros. O clima de Nova Friburgo, geralmente com baixas temperaturas e muita chuva, faz o alimento crescer com fartura. No inverno, ela reina absoluta nas lavouras da região, pois o frio favorece a floração e a colheita pode ser até dez vezes maior.
Levantamento da Empresa de Assistência Técnica do Estado (Emater) mostra que a cidade é responsável por mais da metade da safra de couve-flor no Estado: 25 mil toneladas por ano. Rica em sais minerais e composta por basicamente 85% de água, a hortaliça abastece principalmente o mercado consumidor do Rio de Janeiro. A colheita é feita logo nas primeiras horas da manhã, para chegar ainda fresca ao consumidor.
Você já sabe que Nova Friburgo é uma das principais cidades produtoras do país, mas, e as propriedades nutritivas da couve-flor, você conhece? Não são poucas! Quer conferir?
Ela é amiga do coração
A couve-flor contém sulforafano, um composto de enxofre que auxilia nos problemas da pressão arterial e na função renal.
Ajuda a evitar o câncer
O sulforafano é eficaz também para matar as células estaminais do câncer, bloqueando o crescimento do tumor. Em estudos realizados com animais, pesquisadores descobriram que a substância pode ser a chave para reduzir a incidência e o índice de tumores de mama. Outros compostos da hortaliça tiveram resultado positivo também na inibição do desenvolvimento do câncer na bexiga, cólon, fígado, pulmão e estômago.
É boa para a cabeça
A colina, outra das substâncias presentes na couve-flor, é uma vitamina do grupo B que tem um papel muito importante na saúde e desenvolvimento do cérebro. O consumo na gravidez, por exemplo, pode proporcionar inúmeros benefícios para a atividade cerebral do feto, o que indica que pode melhorar também a função cognitiva, a aprendizagem e a memória.
Desintoxica
A couve-flor contém antioxidantes como a vitamina C, betacaroteno, Kaempferol, quercetina, rutina e ácido cinâmico. Além disso, seu teor de glucosinolato também ativa as enzimas da desintoxicação.
É anti-inflamatória
A couve-flor tem nutrientes anti-inflamatórios, como a indol-3carbinol (ou I3C), um composto que atua ajudando a prevenir as reações inflamatórias em um nível elevado.