MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Ciep e planetário no bairro Olaria, em Nova Friburgo, irão passar por obras de manutenção

Anúncio foi feito no mesmo dia em que postagens na rede social pedem ajuda para a manutenção do espaço

Por Natalia Amorim
16/01/23 - 11:26
Ciep e planetário no bairro Olaria, em Nova Friburgo, irão passar por obras de manutenção Perfil em rede social revela estado atual do planetário, em Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou que vai dar início, a partir das próximas semanas, às obras de recuperação e manutenção do Ciep 124 – Licínio Teixeira e do Planetário de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

Ambos estão localizados na Via Expressa, no bairro de Olaria.

A iniciativa, segundo o comunicado, partiu de uma intermediação da Prefeitura de Nova Friburgo, por meio das secretarias municipais de Educação e de Ciência e Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior.

O aviso destaca ainda que, recentemente, as unidades foram incluídas no Plano de Manutenção Continuada, iniciativa que está beneficiando outros imóveis na cidade, como o 11º Batalhão de Polícia Militar, a Oficina Escola de Artes e o Detran, por exemplo.

Reclamação na internet

O anúncio foi realizado no mesmo dia em que uma postagem foi feita em um perfil nas redes sociais, chamado ‘Planetário Nova Friburgo’, para pedir ajuda e a manutenção da unidade.

A página também apresenta reclamações sobre a falta de verbas municipal e estadual para a prestação de serviços e atendimento.

Fotos divulgadas neste mesmo perfil mostram a situação precária atual do planetário.

Condições atuais do planetário de Nova FriburgoCondições atuais do planetário de Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Nos comentários, internautas fazem diversos questionamentos. Um deles diz:

Precisamos valorizar o que a cidade tem de melhor! Por que o planetário não recebe verbas?

Outros pedem ajuda para a contribuição:

Faz um ‘PIX’ aí, gente!

Um outro internauta pondera:

Galera! A verba da prefeitura demora e algumas já têm destino certo. Tenho certeza que o prefeito fará o possível para manter o planetário funcionando, mas no momento precisamos de sua ajuda vamos contribuir.

Questionada pela reportagem, a prefeitura afirmou que a responsabilidade pela manutenção do espaço, em relação aos custeios de pesquisas, de aulas, de manutenção é do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

A prefeitura acrescentou ainda que havia cedido apenas um funcionário, por meio da Secretaria Municipal de Educação, para trabalhar no local.

Já um funcionário do Ciep 124, que não quis se identificar, disse ao Portal Multiplix que a Secretaria de Ciência e Tecnologia é quem envia material de limpeza, mas que não estava sendo suficiente e, sendo assim, o novo secretário prometeu melhorias. Ele disse também que três funcionários foram cedidos pelo município e não apenas um, como foi dito pela prefeitura.

A reportagem procurou novamente o município para falar sobre o assunto e aguarda resposta.

O Portal Multiplix também enviou os questionamentos para a Secretaria Estadual de Educação e também espera as informações.

Sobre o planetário e o Ciep

Além do planetário, o Ciep abriga o Polo Cederj Nova Friburgo, com oito cursos de Ensino Superior gratuito e de qualidade.

Atualmente, há mais de 1.200 alunos ativos nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Biologia, Geografia, Letras, Química, Bacharel em Ciências Contábeis, Biblioteconomia e o Curso Tecnologia em Segurança Pública.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.