MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Você sabe o que é um roteador inteligente? Descubra o que é e como ele pode te ajudar

Criado por desenvolvedores fluminenses, tecnologia permite que redes wi-fi sejam mais seguras e possam ser reconfiguradas automaticamente

Por Matheus Oliveira
07/12/18 - 16:47
Você sabe o que é um roteador inteligente? Descubra o que é e como ele pode te ajudar Gigarouter é um sistema inovador que permite a melhora da navegação dos usuários | Foto: Divulgação/Gigarouter

Estava navegando na internet e a conexão caiu? Não conseguiu acessar sites mesmo com a conexão de wi-fi funcionando? Esses e outros problemas são comuns aos usuários de banda-larga que utilizam roteadores. O que poucos sabem é que o estado do Rio de Janeiro é pioneiro em criar uma solução, em território nacional, para melhorar a qualidade dos serviços de internet em todo o Brasil: o roteador inteligente.

A solução foi criada em uma parceria da empresa friburguense Gigalink com a carioca Anlix, e realizada primeiramente dentro do Laboratório Land, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe-UFRJ), e rebatizado pela Gigalink como GigaRouter. O aparelho foi criado com a função de oferecer maior comodidade aos usuários de redes wi-fi e levar aos técnicos mais informações e capacidade para detectar a origem de problemas.

Desta forma, o cliente de um provedor pode ter seu roteador reconfigurado automaticamente caso exista alguma falha, como um malware, um programa malicioso que se infiltra em computadores e rouba ou altera informações dos usuários.

O produto consiste em ter um técnico virtual, chamado de Viki, trabalhando na conexão e gerando mais estabilidade e confiabilidade nos serviços da Gigalink. O GigaRouter oferece diversas funções para os usuários, como:

  • Reconfiguração Automática – Permite a reconfiguração do roteador através do sistema;

  • Mudança de Senha – Basta entrar na área do assinante e alterar sua senha com a ajuda do Viki;

  • Controle de Dispositivos – permite que em um clique você possa remover da sua rede aparelhos não autorizados, deixando sua conexão mais rápida, pois quanto mais dispositivos conectados ao roteador, mais lenta fica a internet;

  • Impede a ação dos malwares.

Um dos criadores do roteador inteligente, Guilherme Senges, explicou como surgiu a ideia da inovação.

“Aqui no Brasil, não existe nada parecido com esta ideia do roteador inteligente. A nossa equipe já tinha uma experiência de navegação e constatamos que o roteador, de grandes operadoras gerava vários problemas, assim como depois descobrimos que existia uma grande demanda em provedores regionais”, destacou.

“No começo, realizamos testes em nossas próprias residências em outubro do ano passado, com oito meses de maturação interna. Em junho desse ano, lançamos a versão pronta para comercialização. Queremos com isso facilitar a navegação dos nossos usuários”, declarou.

Guilherme destacou ainda que nesta sexta-feira, 7, o aplicativo do GigaRouter foi lançado na Apple Store. O dispositivo já estava disponível na plataforma do Google Play desde agosto deste ano. O aplicativo permite, segundo Guilherme, que o usuário reconfigure dados do roteador, como a senha do wi-fi.

Outros roteadores inteligentes

Em todo mundo, existem outros roteadores inteligentes como Google OnHub da Asus, Google OnHub da TP-Link e o Aipoint Time Caspule da Apple com funções como funcionalidade evoluída, alta velocidade, alcance de sinal, bluetooth, sensor de movimento, equilíbrio de conexão (evitando as quedas de sinal) e inclusive o controle por aplicativos.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.