MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Projeto do Cefet de Nova Friburgo se destaca na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia

Trabalho desenvolvido por jovens estudantes engloba ciência, tecnologia e sustentabilidade

Por Matheus Oliveira
15/12/20 - 10:16
Projeto do Cefet de Nova Friburgo se destaca na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia Estudantes do Cefet se destacaram com trabalho sobre reutilização do lixo orgânico | Foto: Arquivo Pessoal/Cauã Pascoal

Um projeto que engloba ciência, tecnologia e sustentabilidade, criado por alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Assim, pode ser resumido o “BioSid's: adubo feito a partir de matéria orgânica, usado como fertirrigação”, desenvolvido pelos estudantes e apresentado na última semana na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que neste ano ocorreu de forma virtual em razão da pandemia do novo coronavírus.

O BioSid’s foi desenvolvido pelos jovens: Ian de Aquino, Carlos Banjar e Cauã Pascoal. O projeto consiste em um trabalho voltado para a redução do desperdício de lixo. Desta forma, unindo a reutilização do lixo orgânico como adubo à técnica de fertirrigação, os jovens buscam aplicar esse método da melhor maneira para acelerar o tempo de processamento do lixo e trazer benefício ao produtor rural.

O conceito de fertirrigação é uma técnica de adubação que utiliza a água de irrigação para levar nutrientes ao solo cultivado.

Os jovens do Cefet também estão desenvolvendo um aplicativo que é capaz de receitar o adubo orgânico, que supra as necessidades nutricionais de cada plantação, por meio de uma foto da folha de uma planta.

O coordenador e orientador do BioSid’s, o professor Anderson Fernandes, explica que o projeto começou a ser pensado em 2019, com um grupo maior de alunos, mas que apenas Ian, Carlos e Cauã levaram o trabalho adiante.

No ano passado, o programa foi apresentado na semana de extensão do Cefet e ganhou o prêmio de melhor projeto de 2019. Em seguida, eles levaram a prata na feira estadual de Ciência e Tecnologia.

“O trabalho é de protagonismo discente (dos alunos) e, em razão da pandemia, precisou receber alguns aprimoramentos tecnológicos, além dos alunos não terem tanta experiência. Eles tiveram propostas de ideias legais, tínhamos a ideia de melhorar este projeto e fazer os alunos irem a campo. Então, optamos por desenvolver um método alternativo para dar continuidade aos estudos dos alunos. Assim, escolhemos por fazer um mapeamento bibliográfico sobre a fertirrigação que é o tema base da proposta deles”, explica Anderson.

Anderson explica que a importância do projeto é desenvolver o senso crítico dos alunos e que eles entendam a importância de se pensar em métodos mais eficientes e sustentáveis para o desenvolvimento dos setores da sociedade.

Um dos responsáveis por este trabalho, o estudante Cauã Pascoal relata que a ideia do projeto surgiu após verificarem uma lacuna no reaproveitamento do lixo orgânico.

“Constatamos que mais de 50% do lixo nacional é orgânico e uma quantidade ínfima é reaproveitada. E diferente do orgânico, existem campanhas para o descarte correto de itens como plástico e vidro. Foi aí que pensamos em como resolver e sabemos que já existem métodos como a composteira para reutilização como adubo. O único problema que observamos é que com os métodos já existentes se leva muito tempo para esses adubos ficarem prontos de forma com que isso desestimula as pessoas a realizarem estes procedimentos”, destaca.

O estudante falou ainda sobre o uso do adubo meio líquido na irrigação:

"Vimos que era o método mais rápido de ser preparado e que obtinha resultados mais eficientes e visíveis na planta a curto prazo. E esse foi o nosso ponto inicial para trabalhar o projeto. A partir daí, nós testamos o adubo em uma horta, fizemos pesquisas sobre como funciona a fertirrigação e estamos ainda no processo de produção de um aplicativo que pudesse levar nossos conhecimentos para o uso na no dia a dia de uma pessoa”.

Mostratec

A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato.

Destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio.

Cefet

O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) teve sua origem em 1917 como Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz. Atualmente, é uma instituição federal de ensino que se compreende como um espaço público de formação humana, científica e tecnológica.

Oferece cursos técnicos integrados ao ensino médio, subsequentes (pós-médio), tecnológicos, de graduação e de pós-graduação lato sensu e stricto sensu (mestrado e doutorado), nas modalidades presencial e a distância.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.