MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Estudantes do Senai de Nova Friburgo vão representar o estado em competição internacional de robótica

Grupo de 15 alunos vai participar da First Robotics Competition, no Rio de Janeiro, em agosto

Por Redação Multiplix
27/07/22 - 17:20
Estudantes do Senai de Friburgo vão representar RJ em competição internacional de robótica Alunos se preparam para competição no Rio de Janeiro | Foto: Divulgação/Firjan Senai Sesi

A cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, será muito bem representada na etapa internacional da First Robotics Competition (FRC), que acontece no mês que vem no Rio de Janeiro.

A equipe Tucanus, composta por 15 alunos da Firjan Senai Sesi na cidade, será a única representante do estado na etapa internacional competição, que vai reunir concorrentes de todo o país, nos dias 5 a 7 de agosto, no Pier Mauá.

O FRC combina o entusiasmo do esporte com o rigor da ciência e tecnologia. Sobre regras específicas com tempo e recursos limitados, equipes de estudantes do ensino médio são desafiados a construir robôs de tamanho industrial para um jogo de campo complexo em aliança com outras equipes.

Eles precisam ainda arrecadar fundos para atingir seus objetivos, projetar uma marca de equipe e promover o respeito e a apreciação pelo Stem (abreviação em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) dentro da comunidade local.

Lucas Rodrigues vai participar da competição com a equipe de FriburgoLucas Rodrigues vai participar da competição com a equipe de Friburgo | Foto: Divulgação/Firjan Senai Sesi

A preparação para a competição começou no início de 2022, com a ajuda de um instrutor do Senai, Fábio Paredes e dois professores do Sesi, Vagner Monteiro e Sâmela Leal. Para essa competição, os alunos da escola passam por um processo seletivo e, ao final, compõem a equipe que irá representar a modalidade na temporada.

Essa competição é também um diferencial para o aluno ingressar no mercado de trabalho. Aqui, eles passam por todo o processo de criação para a solução do problema que foi apresentado, isso os deixa a um passo à frente para trabalhar na indústria

O aluno Lucas Rodrigues afirma que a equipe está mais que preparada, mesmo que surjam imprevistos na competição:

O nosso robô está bem estruturado, fizemos vários testes e temos peças para reposição para algum imprevisto. Sabemos que enfrentaremos boas equipes, por isso, estamos mais atentos. Mas também confiantes no nosso time.

A Firjan Senai Sesi Nova Friburgo tem um bom histórico em diversos tipos de competições, já levou representantes para outras temporadas da FRC e também para a WorldSkills, que já foi assunto de reportagem do Portal Multiplix.

Isso, deixa os instrutores cada vez mais engajados para a descoberta de talentos e inovação tecnológica para a indústria. O instrutor Fábio Paredes falou sobre essa oportunidade de mostrar o talento dos alunos:

Essa vai ser mais uma oportunidade para mostrar a força da nossa escola e o quanto nos dedicamos em preparar os nossos alunos para se destacarem dentro e fora da unidade.

Tainá está feliz por representar o público feminino na competiçãoTainá está feliz por representar o público feminino na competição | Foto: Divulgação/Senai Sesi

Além da preparação para a competição e o mercado de trabalho, a FRC e o curso técnico abrem caminhos e quebram tabus. Em lugares normalmente ocupados por meninos, quem também encontrou seu espaço é a Tainá Martins Macário, aluna do 3º ano, que já decidiu que vai cursar engenharia.

A gente sempre vê nas propagandas os meninos ocupando esse espaço da robótica. Quando surgiu a oportunidade do curso, meus pais me deram a maior força e eu passei a me enxergar mais nesse lugar, onde eu posso ser o eu quiser. Além disso, eu vejo que posso ser inspiração para que outras garotas que queiram estar aqui e dominar essas áreas e mercados.

Sistemas de robótica são desenvolvidos por estudantesSistemas de robótica são desenvolvidos por estudantes | Foto: Divulgação/Firjan Senai Sesi

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.