MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Estudante de Cabo Frio vive experiência como astronauta em simulador de Marte

Caroline Lanzieri participou de projeto no Nordeste que reproduz as possíveis condições do planeta vermelho

Por Redação Multiplix
04/08/21 - 15:52
Estudante de Cabo Frio vive experiência como astronauta em simulador de Marte Caroline Lanzieri viveu uma experiência como astronauta no Habitat Marte | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

A estudante Caroline Lanzieri, natural de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, viveu uma experiência como astronauta na estação de pesquisa Habitat Marte. A missão faz parte de um projeto simulador das possíveis condições do planeta vermelho, e teve início na última quinta-feira, 29, na zona rural da cidade de Caiçara do Rio do Vento (RN), em meio à caatinga nordestina.

A jovem cabo-friense de 23 anos retornou de viagem no último domingo. Caroline cursa a faculdade e entrou na missão a partir de uma chamada pública por gostar da área de estudo espacial.

“Estou me formando em Direito e ainda não temos leis específicas de desenvolvimento nem projetos de apoio a pesquisadores deste ramo. Nisso, entra o Direito. Para fazer acontecer, por meio de projetos e leis, o apoio e incentivo aos nossos pesquisadores. Acredito que deveríamos ter mais incentivos e é essa bandeira que eu quero levantar, ajudando nos investimentos em tecnologia brasileira, porque temos ótimos pesquisadores, centros de pesquisa, mas pouco apoio”, ressalta.

Durante a missão como astronauta análoga, título dados às pessoas que passam por essa experiência, houve preparação física, atividades nas formações rochosas, subida no vulcão extinto do Pico do Cabugi, manutenção e melhoria dos sistemas de aquaponia, com testes de medidas de conforto térmico, além da realização de protocolos regulares operacionais de funcionamento da estação espacial análoga. O cultivo de plantas no local já foi iniciado em janeiro deste ano e pode revelar descobertas importantes.

A Habitat Marte é inspirada na estação espacial americana Mars Desert Research Station (MDRS) e possui instalações necessárias para ser ocupada durante um tempo. Nela podem ser simulados estudos em laboratório sobre o solo, o clima e a atmosfera marciana. O local também está preparado para receber simulações de expedições ao planeta, utilizando-se trajes espaciais feitos especialmente para os cientistas.

“Foi uma experiência única e incrível. Realizamos atividades diárias, como observação astronômica, escalada, exploração de cavernas e sempre tínhamos que fazer relatórios sobre nosso estado de saúde e nossa relação com a equipe. Também fizemos relatórios de observações e melhorias específicas para a continuidade do projeto, além de passarmos por uma descompressão e simulação da saída dos astronautas para as atividades intraveiculares e extraveiculares”, disse.

Jovem participou de escalada e observação astronômica, entre outras atividadesJovem participou de escalada e observação astronômica, entre outras atividades | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

O trabalho é resultado da investigação desenvolvida durante o pós-doutorado do professor doutor Júlio Resende e é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Com a simulação, o cientista pretende fazer com que o local seja um núcleo de pesquisas para ser utilizado em Marte, no futuro das expedições espaciais. A primeira missão no Habitat Marte ocorreu em dezembro de 2017. Hoje, a estação registra 65 missões completas realizadas.

Outras informações sobre as atividades de pesquisa do Habitat Marte podem ser encontradas nas redes sociais @HabitatMarte ou acessando o canal do projeto.

Veja outras notícias da Região dos Lagos do Rio no Portal Multiplix


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.